Google compra empresa de mapeamento israelense Waze

O Google comprou a empresa iniciante de aplicativos de mapeamento Waze, nesta terça-feira, por uma quantia não informada, adquirindo um serviço de mapeamento online em tempo real para assegurar sua liderança em um Dos aspectos mais cruciais do uso de smartphones.

Uma fonte próxima ao negócio disse à Reuters na segunda-feira que a líder em buscas na Internet estava dando os toques finais no acordo para assumir a empresa por 1,3 bilhão de dólares.

O Google disse nesta terça-feira em um post em seu blog que fechou o negócio e agora planeja usar o serviço do Waze para melhorar seu próprio produto Maps, mas não informou quanto pagou.

Mapas e serviços de navegação tornaram-se essenciais para empresas de tecnologia, uma vez que consumidores adotam smartphones e outros dispositivos móveis. O Waze utiliza sinais de satélite a partir de smartphones dos usuários para gerar mapas e dados de tráfego, o qual depois compartilha com outros, oferecendo informações de trânsito em tempo real.

A equipe de desenvolvimento de produtos da Waze permanecerá em Israel e vai operar separadamente, por enquanto, afirmou o Google. Eventualmente, o serviço irá melhorar o aplicativo Maps da gigante de buscas, enquanto o produto Waze irá se beneficiar da integração de capacidades de busca Google.

“Imagine se você pudesse ver as atualizações de tráfego em tempo real a partir de amigos e companheiros de viagem que estão à frente, avisando ‘engavetamento… totalmente preso na pista da esquerda!’, mostrando rotas mais rápidas que os outros estão tomando”, escreveu o vice-presidente do Google Geo, Brian McClendon, em seu post no blog.

O Waze, que existe há quatro anos e tem 47 milhões de usuários, já levantou 67 milhões de dólares em financiamento até agora de empresas incluindo Kleiner Perkins Caufield & Byers, Blue Run Ventures e a empresa de semicondutores Qualcomm.

FONTE: Exame.com