Hospital Israelita Albert Einstein inaugura novo Centro de Oncologia e Hematologia

Parceria com MD Anderson Cancer Center define novo fluxo de atendimento e estrutura que privilegia o bem estar do paciente.

No dia 9 de dezembro, com a presença do vice-presidente Michel Temer, do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o Hospital Israelita Albert Einstein inaugurou um novo patamar para tratamentos oncológicos e hematológicos no país, com o lançamento do Centro de Oncologia e Hematologia Família Dayan – Daycoval.

Em seu discurso para as 800 pessoas presentes, o Ministro da Saúde ressaltou que o País irá investir R$500 milhões nos próximos anos para o combate ao câncer, entre ações e políticas de prevenção e na estruturação de hospitais e centros de pesquisa. Ressaltou também  a importância da Missão Médica organizada pela Câmara Brasil Israel de Comercio e Indústria, em maio deste ano, na qual chefiou o grupo de 40 destacados médicos e profissionais da área de saúde e pôde constatar a evolução tecnológica de Israel na área, para imenso orgulho de todos que apoiam Israel.

O novo Centro é uma estrutura de quatro andares, na Rua Ruggero Fasano, em frente ao atual bloco de ambulatórios do Einstein, cujo fluxo de atendimento dos pacientes foi traçado em parceria com o MD Anderson Cancer Center, um dos maiores centros de atendimento ao câncer no mundo, e pioneiro no uso da multidisciplinaridade no tratamento de neoplasias.

A partir da parceria firmada em 2012 com o MD Anderson, o Einstein começou a desenhar seu novo Centro, que conta com consultórios estruturados para o atendimento em clínica integrada, sistema em que o paciente é atendido simultaneamente pelo cirurgião, oncologista e radioterapeuta, de forma a maximizar os resultados, minimizando tempo e custo.

Pioneiro em oferecer a medicina integrativa aos pacientes de câncer, o novo Centro contempla áreas específicas para meditação, ioga e terapia por toque, além de espaços chamados de “descompressão”, com jardins e decoração planejados para oferecer conforto físico e psicológico ao paciente e sua família.

As salas de quimioterapia individuais contam com camas, poltronas e banheiros privativos, com vista para o jardim. Além da privacidade que os pacientes precisam nesse momento, oferecer um ambiente agradável favorece que o paciente possa trabalhar durante suas sessões de medicação, conversar com a família ou meditar.

Medicina personalizada

O campo mais promissor na área de prevenção e combate ao câncer está sendo chamado de medicina personalizada e o Einstein, com convênios internacionais, mantem profissionais altamente especializados em genômica e sequenciamento genético. O aconselhamento individual, baseado na pesquisa genética de cada paciente possibilita a prevenção de determinadas doenças e também a escolha de medicamentos específicos focados na alteração de determinados genes.

Tecnologia

A integração do acelerador linear TrueBeam, inédito na América do Sul, ao parque de aparelhos da radioterapia do novo Centro possibilitará tratamentos mais precisos e muito mais rápidos, proporcionando maior conforto aos pacientes e melhores resultados clínicos. Isto permitirá também o atendimento a um maior número de pacientes ao mesmo tempo em que se melhora a qualidade do tratamento.

Isso possibilita uma dose mais alta e eficiente nos tecidos doentes, poupando os tecidos ao redor. No caso de cânceres de próstata, por exemplo, onde a radioterapia habitualmente é feita em muitas sessões (de 36 a 39), a alta precisão do TrueBeam já está sendo testada em novos protocolos, em parceria com o MD Anderson, em regime de hipofracionamento, onde o paciente só precisaria ser submetido a entre 10 e 15 sessões.

Para os tumores pequenos de pulmão, em pacientes inoperáveis ou quando haja recusa para a cirurgia, a radioterapia com o novo equipamento oferece uma alternativa com resultados semelhantes aos da cirurgia. Estes tratamentos são feitos em poucas sessões, em geral entre três e cinco, e podem ser utilizados para destruir tumores em diversos locais do organismo, sempre poupando os tecidos normais de reações colaterais e sequelas mais significantes.

Humanização e carinho

O câncer é uma dessas doenças que são vencidas em várias etapas e por uma conjunção de fatores a que, cada paciente, credita mais ou menos peso. O apoio familiar, a informação, o carinho dos amigos, a continuidade da vida ativa, a fé, tudo isso tem sido apontado como coadjuvantes da alta tecnologia e da medicina moderna.

O Einstein acredita nisso e, oferecendo a medicina de ponta, não deixa de separar espaço privilegiado para a realização de oficinas de beleza, maquiagem, nutrição, palestras motivacionais, acolhimento de grupo de pacientes e familiares aos novos pacientes. Um espaço totalmente dedicado à prevenção, tratamento, reabilitação, estudo e pesquisa contra o câncer e as doenças hematológicas.

Claudio Lottenberg, Michel Temer e Alexandre Padilha
Dr. Claudio Lottenberg, Michel Temer e Alexandre Padilha


Dr. Claudio Lottenberg, Morris Dayan e Michel Temer

 

Fonte: Einstein.brHospital Oncologia e HematologiaNossa Estrutura> Novo Centro de Oncologia e Hematologia Família Dayan – Daycoval