Inovação israelense: Pulmões impressos em 3D

A Collplant, uma empresa israelense de medicina regenerativa focada na bioimpressão 3D de tecidos e órgãos entrou em um acordo de licenciamento, desenvolvimento e comercialização de transplantes de pulmão 3D bioprintados.

O acordo combina o colágeno humano recombinante de propriedade da CollPlant (rhCollagen) e a tecnologia BioInk com a medicina regenerativa e as capacidades de fabricação de órgãos da United Therapeutics.

A tecnologia CollPlant utiliza plantas de tabaco geneticamente modificadas para produzir colágeno. O tabaco é cultivado por cerca de 8 semanas. Em seguida, o tabaco é processado para fazer um extrato que é purificado para produzir rhCollagen. Este produto é ideal para produzir “BioInk” para imprimir em 3D, tendões artificiais e produtos oftalmológicos transparentes.

Martine Rothblatt, Ph.D., presidente e diretora executiva da United Therapeutics, disse: “Estamos empolgados em trabalhar com a extraordinária tecnologia israelense da CollPlant para transformar a planta de tabaco tão associada à doença pulmonar em uma planta que expressa o colágeno. ser essencial para a produção de um número ilimitado de pulmões transplantáveis ”.

A partir de agora a licença é restrita a pulmões 3D.

Fonte: Realidade Israelense