Inovações minúsculas, com grandes mudanças para um mundo melhor

Algumas das mais recentes startups de nanotecnologia de Israel revelam como elas podem melhorar muitos aspectos da vida, de segurança pública à segurança alimentar.

Imagine nanopartículas que podem transportar uma droga contra o câncer diretamente para as células malignas e soltá-la lentamente para o efeito ideal. Imagine um método ecologicamente correto para transformar resíduos plásticos em produtos industriais valiosos.

Estas invenções estavam entre as destacadas na Innovations in Advanced Materials, uma recente conferência que apresentou nanotecnologias inovadoras de cientistas da Universidade Hebraica de Jerusalém para uso em tudo, desde sensores e materiais de revestimento até eletrônicos e impressoras 3D.

“Durante 2015, a Yissum fundou um número recorde de oito empresas com base em invenções de pesquisadores do Centro da Universidade Hebraica de Nanociência e Nanotecnologia,” Yaacov Michlin, diretor executivo da Yissum  Empresa de Pesquisa de Desenvolvimento, da Universidade Hebraica de Jerusalém, disse aos 600 participantes da conferência, membros da indústria, academia e do governo israelense.

Ele anunciou que a Yissum irá estabelecer um novo fundo de apoio aos projetos promissores de nanotecnologias e materiais avançados.

Algumas das tecnologias em estágio inicial apresentadas na conferência estão começando a procurar parceiros comerciais. Uma delas é um método rentável e ambientalmente amigável para quebrar resíduos de plástico em componentes utilizáveis. Embora as tecnologias atuais para a oxidação e degradação de plástico são caras e geram lotes de subprodutos tóxicos, Prof. Yoel Sasson e Dr. Uri Stoin do Instituto Casali de Química Aplicada da Universidade inventaram um processo de oxidação que pode gerar tanto dióxido de carbono e água ou materiais industriais e biocombustíveis.

Outra é um método de impressão a jato de tinta de baixo custo de sensores de nanotubos de nanocristais de carbono para grandes áreas, tais como edifícios ou carros, para monitorar ou detectar situações como a falta de luz ou radiação. Este método foi inventado pelo Prof. Yossi Paltiel, presidente do departamento de física aplicada, e Prof. Shlomo Magdassi, do Instituto da Universidade de Química.

As seguintes oito startups de 2015 apresentadas na Innovations in Advanced Materials, até agora, arrecadaram um total de US $ 14 milhões de euros.

BioNanoSim fabrica sistemas de entrega à base de nanopartículas para a produção de polimérico biodegradável;  O inventor foi, Prof. Shimon Benita, recebeu seu PhD em Farmácia na Universidade Hebraica.

Mercu-Removal  desenvolve novos processos para a remoção eficiente de mercúrio tóxico a partir de fluxos de gás.  A tecnologia é baseada em uma invenção pelo Prof. Yoel Sasson, um professor de química aplicada na Universidade Hebraica desde 1976 e anteriormente vice-presidente de P & D na base de Beersheva Makhteshim-Agan Industries.

NanoAF   desenvolvedora de materiais de revestimento que impedem a contaminação bacteriana. O Inventor, Meital Reches, obteve seu doutorado em química pela Universidade de Tel Aviv e fez uma pesquisa pós-doutorado na Universidade de Harvard.

Neoprol  desenvolve uma nova formulação de drogas anestésicas com base em uma invenção pelo Prof. Nissim Garti, especialista internacional na área de coloides.

Neteesra Technologie desenvolvedora de uma tecnologia de sensoriamento remoto de vários indicadores biológicos humanos com base em dutos de suor. Foi inventado pelo Prof. Yuri Feldman, do departamento de física aplicada e seu ex-aluno PhD, Paul Ben Ishai, gerente do Centro de Eletromagnética Pesquisa e Caracterização da Universidade Hebraica.

OphRx   está na fase pré-clínica de desenvolvimento de dois produtos candidatos potencialmente de grande sucesso – um para a degeneração macular relacionada com a idade e o outro para a síndrome do olho seco.

TrioxNano  desenvolve sistema de entrega de droga em local definido baseado em nanopartículas; uma invenção pelo Prof. Itamar Willner, um cientista premiado no Instituto da universidade de Química.

Voyager Medical faz suturas cirúrgicas auto-absorção avançada, baseados em uma invenção do Prof. Daniel Cohn, especialista em polímeros biomédicos.

Fonte: Israel21