Investimento em Inovação

Sempre nos perguntamos por que Israel é o país da inovação e da tecnologia. A resposta é simples, as pessoas lá são incentivadas a empreender e buscar soluções para o mais diversos e difíceis problemas encontrados no pequeno país.

Há incentivo para a criação e inovação, o que sem dúvida contribui com a evolução do país. Porém, muitas vezes, há fracassos, e novamente a pessoas são incentivadas e recomeçar e continuar a perseguir  sucesso.

Aqui no Brasil, o fracasso ainda é visto somente de forma ruim, o que acaba por inibir pessoas de tentarem o novo e de buscar inovação, mas há uma luz no fim do túnel.

A inovação representa uma parte importante dos projetos para o desenvolvimento da economia de boa parte dos países industrializados, por gerar novos empregos e aumentar a competitividade no mercado.

Nesse sentido, a fim de estimular o desenvolvimento tecnológico no Brasil, visando o aumento dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento em inovação pelas empresas, foi criada em 2005 a Lei 11.196, também chamada de “Lei do Bem”.

De acordo com a matéria produzida por Maurício Renner para o site Baguete, Floripa – como é carinhosamente chamada a cidade – começou a remar a favor da maré e, de maneira pioneira no Brasil, colocou em vigor o Programa de Incentivo Fiscal à Inovação que já estava previsto na Lei de Inovação de Florianópolis desde 2012.

Através dessa iniciativa, seguindo várias regras para beneficiários e incentivadores, quem contribui para o projeto recebe um certificado referente a doação para ter direito aos respectivos descontos quando forem pagar o ISS e o IPTU.

A apresentação de propostas não tem limite de data, será um processo continuado.

 

Acesse aqui a matéria na íntegra no baguete.com.br

Outras fontes: NSC Total
                           NDM Advogados
                           Endeavor

Links importantes: Sistema de Gestão do Programa de Incentivo a Inovação de Florianópolis
Portaria SMTTDE nº 18 de 21/11/2017 – Municipal – Florianópolis
                                    Lei complementar nº 432 de 07/05/2012
                                    Câmara