iPhone X usa tecnologia israelense do Kinect

iphonex

Em 2009, a Microsoft apresentou o Kinect, uma nova tecnologia criada por uma empresa israelense, a PrimeSense, capaz de identificar formas e objetos em 3 dimensões projetando pontos infravermelhos e traçando assim um mapa virtual do espaço real. Na época, lembro de ter ficado furioso com Steve Jobs, pois esta tecnologia foi oferecida primeiro para a Apple, que a recusou, sendo licenciada e adotada mais tarde pela Microsoft

Bem mais tarde, em 2013, a Apple de Tim Cook simplesmente comprou toda a empresa PrimeSense, adquirindo para si a sua tecnologia. Muitos caíram no óbvio de achar que ela estaria pensando em um sensor de movimentos para uma possível iTV, porém, agora sabemos que isso originou o novo detector de rostos, o Face ID.

Graças à esta tecnologia da PrimeSense, basicamente criada na década passada, a Apple está conseguindo apresentar um sistema de detecção de rostos muito melhor e mais eficiente que a concorrência. Com os sensores frontais, a câmera traça um verdadeiro mapa do rosto da pessoa, detectando os mínimos detalhes e até aceitando pequenas diferenças como o uso de chapéu, boné, lenço e óculos, sem atrapalhar na identificação. Isso também permite algo fantástico, que é o Modo Retrato em selfies (fundo desfocado, como em fotos profissionais) sem precisar de uma câmera dupla na frente.

A tecnologia também permite brincadeiras como os Animojis, que movimentam personagens virtuais de acordo com as expressões de nosso rosto.

O Face ID e os Animojis são apenas o começo. Podemos esperar daqui para frente mais aplicações desta tecnologia, principalmente se imaginarmos que todos os próximos iPhones virão com ela.

Fonte: Blog do iPhone – Ale Salvatori