Israel é o 5° país mais inovador do mundo, à frente dos EUA e Reino Unido

Israel ocupou a 5ª posição esse ano no Índice de Inovação da Bloomberg, um ranking anual de países que mede o desempenho de cada um deles em pesquisa e desenvolvimento, educação tecnológica, patentes e outras marcas da proeza tecnológica. O quinto lugar marca um aumento surpreendente comparado ao ano passado, onde Israel ficou na 30ª colocação.

Israel ficou especialmente bem na categoria de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), com o país em segundo no ranking de despesas do PIB em investigação, percentual da força de trabalho com formação avançada e o número de profissionais na área da investigação por milhões de habitantes. Israel ficou em quarto no ranking geral em ambas as categorias.

O estudo mediu as classificações do país em seis áreas: P&D, fabricação, o número de empresas de alta tecnologia localizadas em cada país (o número total, não ajustados para o tamanho da população), o número de alunos matriculados em programas de ensinos pós-secundários, o número de doutores que trabalham em P&D e o número de patentes per capita.

No 5º lugar no ranking global, Israel ficou a frente dos Estados Unidos, França, Cingapura e Reino Unido.

A Coréia do Sul ficou em primeiro lugar em termos de inovação global, P&D e educação, seguida pelo Japão, Alemanha e Finlândia.
A China, recentemente aclamada por alguns como um desafio para Israel em P&D, chegou em 18º nessa categoria, e em 23º no geral. A Índia, outro suposto adversário, não ficou entre os cinquenta primeiros em qualquer um dos indicadores.

A classificação geral de Israel foi uma forte melhoria comparado ao último ano no ranking da Bloomberg, que lista os 50 melhores países em inovação. No ano passado no mesmo ranking, Israel amargou a 30ª colocação, Israel fez bem em educação e P&D, mas não tão bem em patentes, obtendo apenas a 28ª colocação.

Os Resultados

Abaixo estão todas as categorias juntas,  a classificação geral de um país é a média das seis categorias juntas. As barras desbotadas indicam um país para o qual ainda não há dados completos.
innovationindexresults

Fonte: NoCamels