Israel exporta 400 milhões de moscas para a Europa

Sim, você leu certo: Israel exportou 400 milhões de moscas estéreis que se dispersam em pomares na Croácia e na Bósnia para ajudar os agricultores a controlar pragas de forma ecológica.

BioBee, uma empresa de biotecnologia, em Kibbutz Sde Eliyahu, dedicada à investigação de controle biológico de pragas na agricultura, ganhou uma licitação com a Agência Internacional de Energia Atômica, seguindo um projeto semelhante que teve êxito anteriormente.

Segundo BioBee, moscas se espalharam em pomares espalhados ao longo das zonas fronteiriças da Croácia e da Bósnia em um período de vários meses. Se espera que isto ajude a reduzir as moscas que atacam as culturas de frutas, ajudando os agricultores na Europa a completar uma estação de crescimento bem sucedido.

A empresa relata que as moscas foram cultivadas em laboratório, e foram submetidas a esterilização especial radioativa instaladas na planta, operadas sob a supervisão da Comissão de Energia Atômica de Israel.

As moscas se formaram no exterior, enquanto eles ainda estavam em estado de pupas, e serão incubadas somente quando chegarem ao seu destino. A Agência Internacional de Energia Atômica, de acordo com a empresa israelense, apóia o projeto como parte de sua política de fomento do uso da tecnologia nuclear para fins não-militares.

Ao vencer a licitação, BioBee derrotou uma empresa espanhola que anteriormente detinha o projeto nos Balcãs.

Usando moscas, os agricultores podem reduzir o uso de pesticidas tóxicos, preservar o meio ambiente e fornecer aos consumidores um produto mais limpo.

Fonte: Aurora Israel / Tradução: Alexandre Franco