Israel já tem novo embaixador no Brasil.

A decisão é mais um passo da diplomacia israelense para melhorar as relações bilaterais com Brasília.

O druso israelense Reda Mansour é o novo embaixador de Israel no Brasil. Ele assumirá o posto no lugar de Rafael Eldad, que foi para o Chile. Originário de um povo que é minoria em seu país, Mansour divulgou uma mensagem destacando que “os dois países se completam e a cooperação mútua irá nos fortalecer ainda mais”.

A confirmação do novo embaixador é mais um passo da diplomacia israelense para melhorar as relações bilaterais com o Brasil, abaladas desde o mês passado. Há cerca de 15 dias, o presidente de Israel, Reuven Rivlin, telefonou para a presidente Dilma Rousseff para pedir desculpas pelas declarações do porta-voz da Chancelaria, Yigal Palmor, que classificou o Brasil como “anão diplomático”.

As relações entre Brasil e Israel foram fortemente abaladas no fim do mês passado. O Itamaraty chamou de volta o embaixador brasileiro em Tel Aviv, Henrique Sardinha, após condenar, em uma nota, o que definiu como “desproporcionalidade” no uso da força contra civis na Faixa de Gaza.

Pelo menos até o momento, não há instruções para que Sardinha retorne ao posto. Mas existe a expectativa de o diplomata voltar em breve, com a chegada de Reda Mansour.

Na nota que divulgou há pouco, Mansour enfatizou que, apesar do pequeno território, Israel é grande em inovação, tecnologia e desenvolvimento. O Brasil, acrescentou o diplomata, “é um gigante industrial e maior parceiro comercial de Israel na América Latina”.

“A tendência é de um aumento significativo nas transações comerciais entre os dois países. Os números são promissores e o potencial de cooperação é alto”, observou.

Brasil e Israel, como países democráticos, prezam por melhorias na vida de seus cidadãos, destacou o embaixador, enfatizando que seu país é referência nas áreas de educação, saúde e segurança pública e está disposto a compartilhar suas experiências. Completou que ambos os países são movidos pela diversidade étnica, cultural, religiosa, e pelo acolhimento às minorias – “O que, para mim, como druso israelense, possui um significado especial”, disse.

“A grande comunidade brasileira em Israel contribui de forma bela na diversidade da sociedade israelense. O mesmo acontece com a comunidade judaica, que enriquece culturalmente a sociedade brasileira. Ambas atuam como uma ponte entre Brasil e Israel e contribuem em nossa promissora relação bilateral”, declarou o embaixador.

Fonte: O Globo.