Israel produz água através do ar para pequena comunidade colombiana

Israel está convertendo ar em água potável para os moradores de uma pequena cidade no norte da Colômbia.

A empresa israelense “Watergen” criou uma premiada ee inovadora máquina que cria água do ar. A máquina Watergen’s EN-M de fácil transporte pode produzir até 800 litros de água todos os dias – o suficiente para fornecer água potável a comunidades pobres isoladas que não têm acesso a água limpa.

As famílias de El Talento, uma pequena cidade próxima à cidade colombiana de Cúcuta, experimentaram pela primeira vez essa máquina quando foi apresentada à comunidade no início deste mês. Andrés Suárez, pastor do Christian Center e gerente geral do projeto da aliança com o estado de Israel na Colômbia, fez uma parceria com a empresa para levar água fresca a El Talento.

A máquina precisa apenas de um gerador simples para operar.

A comunidade realizou um grande evento para experimentar a máquina de doar vidas e expressar seu amor pelo estado judeu.

O pastor Suárez disse que levar a máquina para Cúcuta só foi possível graças a dois eventos que ocorreram em 2016 e 2018. Os eventos foram realizados para discutir como a Colômbia pode fortalecer seus laços com Israel.

“Nos dois eventos, conversamos sobre o potencial e os desafios do território colombiano, o Departamento de Santander Norte, bem como sobre a tecnologia e a inovação israelenses, fornecendo soluções muito boas para problemas prementes”, explicou Suárez. “Buscamos aproveitar a tecnologia israelense nas áreas de água, agricultura, pecuária, comunicações e outras indústrias, que podem ser adaptadas às necessidades de nossa região”.

O GEN-M passará por Cúcuta e será transportado para o Departamento de La Guajira, no nordeste da Colômbia. Ela ficará lá por três meses para ajudar as comunidades daquela região.

Watergen não está apenas ajudando a Colômbia. Está acontecendo em todo o mundo fornecer água potável para aqueles que precisam, independentemente de sua raça ou religião.