Israel Produz Novo Superalimento: Algas Orgânicas Cultivadas no Deserto

Elas são frescas, nutritivas, orgânicas e oficialmente rotuladas como superalimentos. As algas estão deixando sua marca no mundo e uma empresa israelense está ajudando esse tesouro natural a subir ao topo da pirâmide alimentar.

Seakura, uma empresa israelense de algas estabelecida em 2006, é considerada líder mundial no desenvolvimento, colheita e produção de algas frondosas.

Ao contrário daquelas que crescem em água salgada e subsequentemente secas, a Seakura é uma das poucas empresas do mundo que desenvolve algas fora do oceano e vende-as frescas e prontas para comer.

Embora a maioria das algas marinhas do mundo sejam colhidas no oceano, as algas Seakura crescem organicamente em piscinas usando a água purificada do Mar Mediterrâneo.

Na fazenda de Seakura, norte de Tel Aviv, a empresa produz algas com maiores valores nutricionais do que as cultivadas no oceano.

A empresa, que também opera um instituto de pesquisa no local, é composta por uma equipe pequena, mas altamente qualificada, de 15 profissionais de campo, incluindo um biólogo aquicultor e dois biólogos marinhos.

Graças à tecnologia da aquicultura de Seakura, uma porção deste superalimento possui duas vezes a quantidade de proteína, ferro e fibra encontrada nas algas secas colhidas na água do oceano.

Por cada 100 gramas, as de Seakura contêm 28 gramas de proteína, 53,8 mg de ferro, 2,73 mg de vitamina B12, 21,9 mg de vitamina C e 238 mg de magnésio.

Durante quase um milênio, as pessoas consumiram algas costeiras, mas nos últimos anos, os derramamentos de óleo, esgoto, resíduos industriais e radioativos os contaminaram.

A Seakura evita essas preocupações desenvolvendo o crescimento de seu produto em água purificada, com controle total sobre elementos como temperatura da água e níveis de acidez.

“As algas israelenses têm a capacidade de absorver água, então, se a água estiver suja, as algas também estarão sujas”, explicou a empresa. “Mas a água purificada não tem nenhum tipo de sujeira ou metais pesados”.

Artigo original de © israelnoticias.com