Israelense Mobileye dispara 58% em estreia na bolsa de NY.

Ações sobem com investidores apostando que a corrida das montadoras para melhorar a segurança vai elevar a demanda pelo sistema.

As ações  da Mobileye subiram na estreia nesta sexta-feira, com investidores apostando que a corrida das montadoras  para melhorar a segurança vai elevar a demanda pelo sistema de câmeras da empresa que ajuda motoristas a evitar colisões.

As ações da Mobileye subiram mais de 58 por cento, para 39,40 dólares na Bolsa de Nova York, avaliando a companhia israelense em cerca de 8,4 bilhões de dólares.

A tecnologia detecta outros veículos e objetos usando câmera e software baseados em algaritmos complexos, diferente de outros sistemas que usam complexos sensores baseados em radares.

Como o Google, a companhia também está desenvolvendo um carro que não precisa de motorista.

A tecnologia da Mobileye já é usada em mais de 3 milhões de carros montados por BMW, General Motors e pela fabricante de carros elétricos Tesla, entre outras.

A oferta da Mobileye -maior IPO (oferta inicial de ações, na sigla em inglês) de uma empresa israelense nos Estados Unidos- levantou cerca de 890 milhões de dólares após cada ação sair a 25 dólares, acima do preço estimado de 21 a 23 dólares.

A companhia foi fundada em 1999 por Amnon Shashua, professor de ciências da computação da Universidade Hebraica de Jerusalém, e pelo empresário israelense Ziv Aviram.

Fonte: Exame