Jovem Israelense Gago cria seu próprio tratamento e o disponibiliza na web

Moshe Rot, um jovem israelense que sofreu desde a infância por conta de sua gagueira, criou um programa com o método que o auxiliou no tratamento de sua própria gagueira.

Diagnosticado desde os 3 anos com o problema, Moshe frequentou diversos cursos e tratamentos para resolver seu problema. Um deles, realizado no Hospital Hadassah Ein Kerem em Jerusalém, consistiu em três semanas de um tratamento intensivo chamado “Fluency Shaping”, o qual treina a coordenação motora, respiração e movimento de queixo, língua e lábios.

Após este período, Moshe conseguiu conversar normalmente, porém, com o passar do tempo, seus problemas voltaram: “A capacidade motora precisa ser praticada. Gagueira é uma condição, não uma doença, então é preciso praticar para alcançar fluidez.”, diz.

Com a decepção, o jovem estudante de Ciência da Computação na Universidade de Tel Aviv criou um método de monitoramento semelhante ao utilizado durante seu tratamento em Jerusalém. Dois anos depois, com o sucesso de seu programa, Moshe se uniu a amigos e criou o Novotalk, um programa baseado em “Fluency Shaping”, que oferece treinamento para gagos.

Ele está disponível online, com um preço menor do que os dos tratamentos existentes e supervisão online de profissionais. É possível acompanhar em tempo real o progresso do programa.

O público-alvo são crianças acima de 10 anos e adultos. Um por cento da população mundial – cerca de 70 milhões de pessoas – sofrem de gagueira.

Site: NovoTalk

Fonte: Conib