Medica 2015: Mais de 50 empresas israelenses apresentam a próxima geração de tecnologias para saúde

Dusseldorf, Alemanha. Mais de 1.500 reuniões de negócios em uma maratona de 3 dias – é o que estava reservado para as empresas israelenses que participaram de duas conferências internacionais em Dusseldorf, Alemanha: a MEDICA e a COMPAMED.

Os representantes comerciais do Ministério da Economia israelense ao redor do mundo organizaram as participações das empresas e coordenaram encontros com empresas líderes e distribuidores de equipamentos médicos da Europa e de todo o mundo. Pela primeira vez, o Ministério da Economia israelense e o Instituto de Exportação de Israel também criaram um estande nacional na exposição COMPAMED, que foca na subcontratação na indústria de equipamentos médicos.

A MEDICA foi visitada por, aproximadamente, 150.000 pessoas de cerca de 100 países.

Neste ano, os estandes nacionais de Israel incluíram dez novas empresas ao lado das veteranas da exposição. Além disso, dois dos três aplicativos israelenses (iFeel Labs, MobileODT e Doctome), que chegaram às finais de uma competição internacional que aconteceu durante a MEDICA, venceram:

  • Terapia digital para asma iFeel Labs – As crianças são viciadas em jogos para celular? Esta inovação israelense vai mudar o modo de utilizar o inalador pelas crianças que sofrem de asma, tornando o fato de tomar os medicamentos na hora certa “uma parte do jogo”. O jogo indica ao usuário o momento exato de inalar e exalar o ar, para que ele usufrua os benefícios científicos da respiração em ritmo harmonioso com o coração. Só se pode avançar no jogo quando se está respirando corretamente e de maneira saudável.
  • MobileODT: Possibilitando a detecção de Câncer Cervical a todas as mulheres, em qualquer lugar – Este desenvolvimento israelense utiliza os smartphones das pacientes para diagnosticar o câncer e outras patologias. Esta nova tecnologia foi testada e utilizada em 11 países. A empresa afirma que este é o primeiro passo para o desenvolvimento de uma vasta gama de ferramentas voltadas para os profissionais da saúde, que garantirá diagnóstico visual por meio do uso de dispositivos móveis.
  • Doctome – Atendimento híbrido, em qualquer lugar – A situação é bem comum: uma criança acorda no meio da noite com uma febre alta e os pais precisam decidir se levam-na ao hospital mais próximo (que, em alguns casos, pode estar a mais de uma hora de distância) ou se ficam em casa e esperam amanhecer para consultar um médico em sua clínica, sem saber exatamente como cuidar da criança. Esta é uma decisão muito difícil a ser tomada pelos pais, sendo que estes não necessariamente têm capacidade para tomar a decisão certa. A Doctome é uma empresa israelense que oferece uma solução holística para este tipo de situação. Doctome desenvolveu uma plataforma de telemedicina inovadora que permite o oferecimento de consultas médicas online, utilizando videoconferências/chats em qualquer lugar do mundo. As consultas são realizadas por médicos que falam a língua do paciente, 24 horas por dia, 365 dias do ano. Um resumo clínico, o encaminhamento para o pronto-socorro e as prescrições assinadas eletronicamente são enviados com segurança ao paciente, como um subproduto.

Ohad Cohen, Chefe da Administração de Comércio Exterior do Ministério da Economia israelense, afirmou: “A atividade de nossa rede de representantes comerciais ao redor do mundo em exposições emblemáticas como a MEDICA contribui para o crescimento das exportações das empresas israelenses participantes. Nosso mercado é primordialmente baseado nas inovações israelenses – com um esforço especial voltado para o aumento do contato dos visitantes da exposição com a vasta gama de inovações israelenses. Neste ano, estas inovações serão apresentadas em um cenário excepcionalmente grande – dois estandes nacionais, e mais. Esperamos ver um crescimento significante de representantes estrangeiros que buscam se familiarizar com essas empresas israelenses, com ênfase em inovações nas áreas de medicina preventiva e telemedicina – que fornece aos pacientes o acesso a cuidados médicos a longa distância, especialmente em países em desenvolvimento. Além disso, vemos um interesse crescente de empresas do Sudeste da Ásia buscando soluções tecnológicas e inovações como estas provenientes de Israel”.

Ofer Sachs, Diretor Geral do Instituto de Exportação de Israel, afirmou: “A área de equipamentos médicos é avaliada em $ 308 bilhões de maneira global, e estima-se crescimento para $ 435 bilhões até 2017. Este é um dos mercados que vivenciam o crescimento e a transformação mais rápidos dos últimos anos. A exportação de equipamentos médicos está em ascensão. Com o envelhecimento da população mundial, a demanda por tecnologias como o monitoramento a longa distância e a melhoria da qualidade de vida está em elevação. As empresas israelenses, reconhecidas por sua flexibilidade e inovação, compreenderam que esta é a próxima grande tendência e desenvolveram tecnologias apropriadas, que apresentarão na exposição deste ano. MEDICA é uma excelente plataforma de negócios para que as empresas israelenses exibam seus pontos fortes, e acredito que terão grande sucesso com esse evento”.

A indústria de saúde israelense é reconhecida por sua inovação e criatividade, com mais de 500 exportadores nas áreas de informatização e equipamentos médicos, telemedicina e  biotecnologia.

Foi criado um site que contém os perfis das empresas israelenses participantes da exposição MEDICA, de acordo com suas áreas de especialização. O site também tem uma página voltada para o agendamento de entrevistas com essas empresas.

Fonte e mais informações: Missão Econômica