Mosaico de 1.500 anos é desenterrado em Israel.

Mosaico encontrado no sul de Israel foi chão de uma igreja da época bizantina.

Arqueólogos israelenses da Autoridade de Antiguidades de Israel desenterraram um mosaico de 1.500 anos encontrado no chão do que, na época, pertencia a uma igreja bizantina. A descoberta, localizada na vila de Aluma, perto da cidade de Ashkelon, começou a ser escavada há cerca de três meses.

O local foi descoberto durante a escavação para uma obra. A antiga basílica, parte de uma grande e importante colônia bizantina que existia na região, tem 22 por 12 metros de área e além do mosaico foram encontradas as bases das colunas de mármore que davam sustentação ao edifício.

O impressionante achado arqueológico revelou cinco inscrições e um mosaico que inclui desenhos de vários animais, como zebra, girafa, flamingo, leopardo e coelho. Segundo o jornal israelense “Haaretz”, um dos desenhos representava também um ser humano, que foi destruído. De acordo com Daniel Varga, pesquisador que lidera a escavação, isso provavelmente se deve à ação de devotos que, na época do Império Bizantino, se opuseram à representação de seres humanos dentro das igrejas.

A igreja descoberta pode ter servido como um centro de adoração cristã para todas as comunidades do entorno. Prensas de vinho e oficinas de cerâmica encontrados na região atestam a economia dos moradores locais durante o período bizantino, que fizeram a vida a partir da produção e exportação de vinho através de toda costa da região do Mediterrâneo.

 

(Foto: Niki Davidov, cortesia do Israel Antiquities)

Fonte: G1