Mude completamente (para melhor!) o visual da boa e velha Wikipedia.

Com a missão de tornar mais agradável a experiência de navegar pela Wikipedia, que não sofre alterações notáveis de design desde 2004, o site WikiWand  promete transformar radicalmente o visual da enciclopédia coletiva. Ao acessar algum artigo da Wikipedia por meio do serviço, a página carrega um layout modificado que apresenta textos maiores e menos blocados, além de exibir uma galeria de imagens e barra de navegação lateral.

Acessar a interface moderna fica ainda mais fácil quando se instala a extensão disponível para os navegadores Chrome, Firefox e Safari . A partir daí, toda vez que você visitar uma página da Wikipedia verá automaticamente a versão WikiWand do link. A empresa israelense ainda divulga que, ao usar a extensão, o tempo de carregamento dos artigos é até três vezes mais rápido do que o convencional. Porém, no uso diário, não percebemos uma diferença considerável, mesmo em verbetes mais pesados.

Funcionalidades e o futuro

WikiWand

Para o CEO da empresa, Lior Grossman, uma mudança desse gênero era algo inevitável. “Não fazia sentido para nós que o quinto site mais popular do mundo, usado por 500 milhões de pessoas, não tivesse uma atualização de interface em mais de uma década”, conta Grossman. O serviço foi desenvolvido em cima de frustrações sentidas pela própria equipe da WikiWand.

Há uma óbvia diferença ao navegar pelos textos, já que a fonte escolhida, o seu tamanho e a sua disposição facilitam bastante a leitura. As páginas ficam mais agradáveis também, com o uso de imagens grandes de capa e uma galeria compilando as fotos relativas ao termo.

O uso de um menu lateral fixo torna a navegação em artigos longos bem mais fluidas do que na versão clássica, com links rápidos de acesso. Mesmo pequenas mudanças, como o preview de outras entradas da Wikipedia ao passar o mouse por cima do termo, tornam difícil querer voltar ao layout original, algo que é possível pelo menu do WikiWand no topo das páginas.

No começo deste mês, o time da WikiWand recebeu um aporte financeiro de 600 mil dólares por meio de um investidor. O dinheiro deve ser usado para o desenvolvimento dos aplicativos do serviço para os sistemas móveis Android e iOS, com previsão de lançamento para o final do ano. Há ainda o plano de monetizar o serviço, integrando anúncios relacionados que terão 30% do seu lucro doado para a organização da Wikipedia.

Fonte: TecMundo.