Na semana do Dia Mundial da Água evento discutiu soluções propostas por Israel para enfrentar a crise hídrica

Com a participação de mais de 150 pessoas, do cônsul Yoel Barnea e de representantes de treze empresas israelenses de água, a Missão Econômica de Israel em São Paulo, com o apoio da Câmara Brasil- Israel de Comércio e Indústria promoveu no dia 25 de março, no Hotel Renaissance, o seminário “Água: soluções inteligentes de Israel para o mundo”.

O evento, que aconteceu na semana do Dia Mundial da Água e diante da maior crise hídrica enfrentada pelo país, reuniu Abraham Tenne (chefe da divisão de Tecnologia e Dessalinização da Autoridade Israelenses de Água), Professor José Goldenberg (presidente do Conselho de Sustentabilidade da Fecomercio / SP), Marcos Thadeu Abicalil (Senior Water and Sanitation Specialist do Banco Mundial), Gustavo Junqueira (presidente da Sociedade Rural Brasileira) e Boaz Albaranes  (cônsul para Assuntos Econômicos de Israel em São Paulo).

“Este evento é um bom exemplo de como podemos aumentar a cooperação entre Israel e Brasil, compartilhando um pouco do conhecimento que temos em Israel na gestão dos recursos hídricos,  exatamente no  momento em que o Brasil passa por uma  grave crise no abastecimento de água, além da explicação de experts no assunto, muitos negócios foram gerados”, destacou Boaz Albaranes. “A parceria permanente da Câmara com a Missão também se fez presente neste importante Seminário”, complementou o presidente da Câmara Brasil Israel, Jayme Blay.

“Não quero  tentar educar o povo brasileiro, mas mostrar o que fizemos em Israel para fechar a lacuna entre demanda e recursos. O Brasil está passando pelos mesmos problemas e pode aprender muito com a experiência israelense”, destacou  Abraham Tenne, que contou como  Israel vem lidando com 60 anos de escassez de água e quais as principais medidas utilizadas para a economia de água, como o reuso, a dessalinização e as técnicas de irrigação adotadas pelo país.  Tenne  também chamou a atenção para a perda de água potável nos sistemas de distribuição de água, principalmente devido a vazamentos subterrâneos não detectados e a má administração.

Para o professor José Goldenberg, em Israel as pessoas valorizam a água, mas isso não acontece no Brasil, onde a água sempre foi abundante e barata. “Daqui pra frente as coisas vão mudar e a melhor maneira de se defender é economizar, racionalizar o sistema, discutir perdas  e reavaliar a questão do abastecimento”.

Marcos Thadeu Abicalil destacou os impactos causados pela escassez hídrica, bem como  a necessidade da gestão da demanda de perdas, o uso de novas tecnologias e investimentos em infraestrutura. “Estamos conhecendo diversas experiências que deram certo em outros países e já temos uma viagem programa para Israel no segundo semestre”, disse. “Precisamos mudar a precificação da água, assim como o padrão de consumo”, complementou Gustavo Junqueira.

Após o seminário houve uma rodada de reuniões com representantes das treze empresas israelenses de água.  Todos os participantes foram convidados a visitar a 8a WatecFeira e Conferencia Internacional de Água, Controle Ambiental e Energias Renováveis,  que acontecerá em outubro em Israel.

Os interessados podem entrar em contato com a Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria e com a Missão Econômica de Israel no Brasil.  

Boaz Albaranes e  Jayme Blay
Boaz Albaranes e Jayme Blay
Gustavo Junqueira frisou a importan cia da correta tarifação da água
Gustavo Junqueira frisou a importan cia da correta tarifação da água
Boaz Albaranes fala sobre inovações em Israel
Boaz Albaranes fala sobre inovações em Israel