Missão gaúcha em Israel conhece tecnologias de reaproveitamento da água

Preocupado com os prejuízos causados pelas constantes estiagens no Rio Grande do Sul e com o objetivo de estreitar as relações nas áreas de irrigação e biotecnologia, oGoverno do Estado foi buscar naexperiência israelense alternativas para fortalecer a agricultura local.

Idealizada pela FIRS - Federação Israelita do Rio Grande do Sul, com o apoio da Conib e da Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria, uma Missão Gaúcha visitou Israelentre os dias 29 de abril e 03 de maio.

Liderada pelo governador Tarso Genro, foi composta por 74 pessoas, sendo 19 integrantes do Executivo, cinco do Legislativo, 25 empresários e nove entidades da sociedade civil, além das lideranças judaicas representadas pela diretoria da FIRS: Mario Cardoni (presidente), Sebastian Wattenberg (vice-presidente daFIRS e diretor da Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria) e os diretores Flavio Kanter e Albert Poziomyck), além do vice-presidente da Conib, Henry Chmelnitsky.

Tecnologia de irrigação e a criação de um polo aeroespacial no Rio Grande do Sul foram os temas de maior interesse da comitiva. Foi assinado um acordo entre o governador e a AEL Sistemas de Porto Alegre, subsidiária da israelense Elbit Systems, para desenvolver tecnologia para fabricação de satélites. "Demos hoje um passo gigantesco rumo à concretização da ideia de um polo aeroespacial no Estado. Se nada mais acontecer nesta missão, e vai acontecer, este protocolo já terá justificado a nossa vinda”, disse Tarso, durante a assinatura do protocolo, no Centro de Tecnologia Avançada de Haifa.

Na área de irrigação, o interesse não foi menor: “Aqui há uma fábrica que produz um kit de irrigação para propriedades pequenas. Elesdescobriram a roda”, afirmou ao jornal Zero Hora o secretário Mauro Knijnik, da pasta de Desenvolvimento e Promoção do Investimento. Ele ressaltou o baixo custo do sistema: cerca de R$ 500 para irrigar, por gotejamento, propriedades de até cinco hectares. Além de comprar o equipamento, o governo quer atrair a empresa para o Rio Grande do Sul. Tarso Genro também assinou um acordo operacional entre o Estado e a empresa do setor de irrigação Netafim.

A agenda contemplou encontros nos setores de cooperação tecnológica, saúde avançada e medicamentos, tecnologia da informação e comunicação, software e semicondutores, além de reuniões com autoridades israelenses. Também foi realizada uma conferência business to business com a presença de mais de 110 pessoas e da embaixadora do Brasil, Maria Elisa Berenguer.

“A visita do Governador Tarso Genro completou a parte política de uma grande missão institucional, empresarial e acadêmico-tecnológica a Israel. Pudemos acompanhar o governador nas visitas ao vice-ministro do Knesset, ao ministro da Indústria e Comércio de Israel e às empresas Elbit, Netafin e Globe-Gazit, Em todos estes momentos, o governador expressou admiração por Israel e seu entusiasmo com os acordos eparcerias firmados com o Estado Judeu”, destacou o presidente da FIRS, Mario Cardoni.