O futuro da saúde: Tecnologia e/ou humanização. O que nos espera?

Câmara Brasil Israel comemora sucesso de evento com o Dr. Claudio Lottenberg

Com sucesso absoluto de público e a presença de autoridades como o prefeito Gilberto Kassab, o secretario municipal de Saúde Januário Montone, o secretário Walter Feldman e o vereador Floriano Pesaro, a Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria promoveu nesta quarta – feira, 08 de agosto, na Associação Brasileira A Hebraica, almoço-palestra com o Dr. Claudio Lottenberg, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, que versou sobre o tema “O Futuro da Saúde: Tecnologia e/ou Humanização. O que nos espera?”.

Dr. Claudio Lottenberg, considerado uma das personalidades mais expoentes da área médica,  abordou diversos temas como:  a importância da inovação e da criatividade no gerenciamento de recursos finitos, políticas públicas de saúde, alternativas tecnológicas para qualidade e sustentabilidade, envelhecimento da população e o  aumento da expectativa de vida, entre outros. “Temos que discutir o conceito da terminalidade da vida e tentar aproximar a morte anatômica da morte fisiológica”, destacou.

O Dr. Claudio, que também atua como vice-presidente do Conselho Deliberativo da Câmara Brasil Israel e presidente da Confederação Israelita do Brasil, destacou ainda a importância dos investimentos no ensino básico e em pesquisa e desenvolvimento (P&D), citando Israel como referência, já que este país investe 4,3% do seu PIB em P&D, em comparação com o Brasil, que investe apenas 1,2%. Finalizou sua apresentação citando, claro, o mais célebre cientista do século XX, Albert Einstein: “Vivemos tempos difíceis, onde é mais fácil quebrar um átomo do que quebrar um preconceito”.

Aguiar e Jayme
Luis Carlos Aguiar e Jayme Blay

“Seguindo o exemplo de seu pai, Marcos Lottenberg, um dos fundadores e diretor de nossa entidade, e a quem prestamos nossa homenagem, posso dizer que o Claudio nos deu uma verdadeira aula, que vai servir de elemento para muita reflexão e discussão”, destacou o presidente da Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria, Jayme Blay.

“Senti muita emoção em estar aqui hoje. Tenho muito respeito pelo trabalho do Jayme, além de uma relação familiar com a Câmara. Poder falar para um público tão diferenciado, reproduz o reconhecimento pelo conhecimento, e é algo que ninguém pode tirar de você.”, frisou o Dr. Claudio Lottenberg.

O almoço-palestra contou com uma plateia altamente qualificada, reunindo autoridades, empresários, médicos e lideranças, que destacaram a escolha do tema, bem como a qualidade e a importância deste evento. O presidente da Embraer, Luiz Carlos Aguiar, reforçou o envolvimento da Embraer com Israel, principalmente através de empresas como a Elbit. Segundo ele, os eventos promovidos pela Câmara aproximam e incrementam as relações entre Brasil e Israel.

Claudio Lottenberg pode ser considerado a principal referência médica no Brasil e falou de um tema extremamente importante, que agrega não só pessoas da comunidade médica, mas também empresários e homens de negócios, destacou José Salibi Neto, cofundador e diretor da HSM Management.

Alinhado com a missão da Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria de promover eventos de conteúdo a fim de discutir as principais tendências com palestrantes de destaque, este evento teve o patrocínio da Qualicorp, Gocil e United Medical.

Claudio Lottenberg, Floriano Pesaro e Jayme Blay
Claudio Lottenberg, Floriano Pesaro e Jayme Blay
Claudio Lottenberg, Januário Montone, Jayme Blay e Gilberto Kassab
Claudio Lottenberg, Januário Montone, Jayme Blay e Gilberto Kassab

..., ..., Claudio Lottenberg, Illan Sztulman e Jayme Blay

Claudio Lottenberg, Israel Vainboim, Jan Jarne e Jayme Blay
Claudio Lottenberg, Israel Vainboim, Beno Suchodolski e Jayme Blay
DSC_8276
Sucesso de público na palestra
Ana Maria Igel com o casal Stela e Jayme Blay
Ana Maria Igel com o casal Stela e Jayme Blay
Walter Feldman, Mario Adler, Claudio Lottenberg, Ida Sztamfater e Jayme Blay
Walter Feldman, Mario Adler, Claudio Lottenberg, Ida Sztamfater e Jayme Blay
Adriana e Mario Adler
Adriana Finzi e Mário Adler
Jayme Blay, Roy Nir e Walter Feldman
Jayme Blay, Roy Nir e Walter Feldman

..., ..., ..., ..., e Jayme Blay

Jayme Blay, Gilberto Kassab, ..., e ...
Jayme Blay, Gilberto Kassab, Romeu Chap Chap e Ivone Zeger

PALESTRA-ALMOÇO REALIZADA PELA CÂMARA BRASIL ISRAEL DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA, EM 08/08/2012, NA “HEBRAICA”