O Rei das Start-ups, Jonathan Medved, dá a receita de como se tornar um empresário de sucesso

Câmara Brasil Israel traz ao Brasil Jonathan Medved, um dos maiores líderes mundiais do empreendedorismo

Como se tornar um empresário de sucesso? Como fazer negócios de maneira efetiva?   Por que Israel é o celeiro mundial da inovação?  Para responder a estas e a outras perguntas, a Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria trouxe ao Brasil o empreendedor em série israelense Jonathan Medved, considerado pelo Washington Post um dos principais capitalistas de alto risco em tecnologia e nomeado pelo The New York Times como um dos 10 americanos mais influentes em Israel.

Considerado o rei das start ups e reconhecido por suas empresas multimilionárias e pelo enorme sucesso em seus negócios, Medved investiu em mais de 100 start ups israelenses, das quais 12 chegaram a valorizações superiores a $ 100 milhões de dólares. Ele é CEO da Ourcrowd, uma plataforma de e-commerce que possibilita investir em mais de 50 starts ups israelenses e foi fundador da Vringo – uma empresa israelense que desenvolveu um sistema para enviar  vídeos por meio de telefones celulares.

Em São Paulo, Medved participou de uma extensa agenda de encontros com empresários, investidores e empreendedores, ministrou palestra na Fundação Getúlio Vargas, na HSM Management e no WTC Club, onde falou para CEO’s de grandes empresas e também falou para atentas plateias na Livraria Cultura e na Comunidade Shalom, sempre destacando o surgimento da inovação econômica de Israel.

Em suas palestras, Medved abordou diversos tópicos relacionados ao empreendedorismo e expôs o ponto de vista de investidores. Quando perguntado sobre o que procura em empresas nas quais investe, ele disse que é indispensável que a empresa tenha magia. “Eu busco pessoas que são muito inteligentes e conhecem a fundo o negócio no qual estão”, disse. “É preciso ter vontade e energia imensas e trabalhar duro e rapidamente 24 horas por dia. Independentemente de ter recursos suficientes ou não, o simples fato de que alguém começou algo e teve progresso já é um grande atrativo”, afirmou Medved.

O investidor atribui o grande índice de empreendedores em Israel à falta de medo da população devido à situação de conflito em que vive. “O medo de começar uma empresa e ela não dar certo é bem relativizado diante do medo constante de uma bomba atingir a sua casa.” Além disso, o treinamento que os cidadãos recebem no exército é extremamente baseado no improviso. Segundo Medved, isso contribui para a cultura empreendedora entre os israelenses.

“Durante minha visita ao Brasil, descobri uma comunidade acolhedora e convidativa. Fiquei impressionado com a coesão e força da comunidade, os restaurantes, as sinagogas, as escolas. Fiquei particularmente impressionado com algumas das instituições que visitei como o Colégio Iavne, uma escola onde os alunos eram todos trilíngues e comprometidos com Israel e também A Hebraica, que conecta mais de 1/3 dos judeus de São Paulo. Também foi muito interessante conhecer a Wayra, a incubadora da Vivo. Estive em diversas empresas grandes e vibrantes e espero investirem algumas delas em breve. Não existem fronteiras para acordos e investimentos. Brasil e Israel tem um futuro promissor para o desenvolvimento de novos negócios”, finalizou Medved.

Para o presidente da Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria, Jayme Blay, “A inovação é a “bola da vez”. Ela está calcada na educação e nas universidades. Trazer Jonathan Medved ao Brasil foi uma grande contribuição da Câmara Brasil Israel aos atuais e futuros empreendedores”.

Jayme Blay eJonathan Medved durante sua apresentação
Jonathan Medved durante sua apresentação
Jonathan Medved e Jayme Blay
Jonathan Medved e Jayme Blay
Jonathan Medved
Jonathan Medved

PALESTRA REALIZADA PELA CÂMARA BRASIL ISRAEL DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA, EM 21 A 27 DE NOVEMBRO DE 2012, NO TEATRO “EVA HERZ”