Oftalmologistas israelenses criaram colírio revolucionário que poderia substituir os óculos

Uma equipe de oftalmologistas do Centro Médico Shaare Zedek e do Instituto de Nanotecnologia e Materiais Avançados da Universidade Bar-Ilan desenvolveu colírios que reparam as córneas e melhoram a visão. A solução de nanopartículas chamada “nanodrops” foi usada com sucesso em córneas de suínos.

Espera-se que ensaios clínicos em humanos sejam realizados ainda este ano e, se bem sucedidas, essa invenção revolucionária poderia eliminar potencialmente a necessidade de óculos.

De acordo com o Dr. David Smadja, líder da equipe de pesquisa, os colírios poderiam revolucionar os tratamentos oftalmológicos e optométricos de pacientes que sofrem de miopia, hipermetropia entre outras.

O avanço revolucionário foi revelado pelo Dr. Smadja no segundo dia de pesquisa bienal de Shaare Zedek, que foi realizado no Auditório Steinberg, em Jerusalém. Ele disse que os nanodrops poderiam até ser usados para substituir as lentes multifocais e permitir que as pessoas vissem objetos de diferentes distâncias.

“Este é um novo conceito para corrigir problemas refratários”, disse Smadja. Ele, no entanto, não mencionou quantas vezes serão as aplicação para substituir completamente os óculos.

De acordo com o resumo da pesquisa , o experimento conduzido pelo Dr. Smadja e seus colegas envolveu a análise de erros de refração de olhos de porco antes e depois da instilação de nano gotas preenchidas com várias concentrações de nanopartículas sintéticas. Os resultados mostraram uma melhora significativa na correção de erros.

Fonte: Engenharia é