Olimpíada digital de matemática em plataforma de jogos terá até R$ 150 mil em prêmios

As escolas brasileiras vão disputar uma olimpíada de atemática dentro de uma plataforma israelense de jogos digitais. O torneio é destinado a todos os alunos da educação infantil até o sexto ano, da rede pública e privada, com idades entre 5 e 12 anos. As inscrições estão abertas desde o dia 15 de julho e a participação é gratuita.

A olimpíada digital de matemática, que acontece de 20 a 29 de agosto deste ano, é organizada pela empresa israelense Matific, especializada em gamificação para o ensino matemático, que abrirá gratuitamente a sua plataforma de jogos para o torneio. Entre os dias 20 e 26 de agosto, os alunos terão um período de aquecimento e acesso gratuito à plataforma para treinar nos jogos disponíveis no acervo.

A plataforma da Matific é utilizada atualmente por cerca de 500 mil alunos no Brasil, de aproximadamente mil colégios públicos e privados. No mundo, o sistema de jogos matemáticos já é adotado em 45 países, com cerca de 5 milhões de alunos nos cinco continentes, três milhões de jogos executados por mês e diversos prêmios internacionais.

Neste ano, a olimpíada digital de matemática, que está na segunda edição no Brasil, vai premiar as três escolas que obtiverem a maior média de pontos nos jogos propostos, além de turmas, professores e alunos com melhor desempenho na plataforma. No total, serão oferecidos cerca de R$ 150 mil reais em prêmios e em dinheiro. A expectativa dos organizadores é atingir a adesão de cerca de 1 milhão de alunos no torneio.