Palestra – Almoço “Inovação é a chave do sucesso” com Saul Singer

 Saul Singer, autor do Best Seller Start Up Nation, cumpre extensa agenda em São Paulo

Em visita ao Brasil, à convite da  Câmara Brasil Israel,  da Livraria Cultura  e da ClearSale, Saul Singer, co-autor do best seller Nação Empreendedora: O milagre econômico de Israel e o que ele nos ensinou (Start Up Nation),  cumpriu uma extensa agenda e participou de diversos encontros com empresários e empreendedores, entre os dias 23 e 26 de abril, em São Paulo.

Um dos pontos altos da visita foi sua participação na Semana do Empreendedorismo Criativo, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, quando Saul proferiu a palestra de abertura do evento, juntamente com o presidente da Câmara Brasil Israel, Jayme Blay, e deu detalhes sobre o tema de seu livro, que explica como Israel – um país de 7.1 milhões de pessoas, com somente 63 anos de existência, cercado de inimigos, em constante estado de guerra desde a sua fundação, sem nenhum recurso natural – produz mais companhias start-up  (iniciantes) do que nações maiores, estáveis, pacíficas, tais como Japão, China, Índia, Coréia, Canadá e Inglaterra.

O autor participou de palestras no Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), no J LIDE (grupo de jovens  líderes empresariais) e na Bittencourt Inteligência e Redes de Negócios, onde participou do 3o Fórum Internacional de Franquias e Negócios,  além do Colégio Renascença e da Congregação Israelita Paulista (CIP), e visitou empresas como Rio Bravo, Wayra Brasil, Accenture, Itautec, HSM, WCT e Monashees Gestão de Investimentos.

Singer também se reuniu com jovens empreendedores no Restaurante Aguzzo, e  participou de um almoço com importantes empresários, como Michel Klein, da Casas Bahia,  Hugo Marques da Rosa, da  Método Engenharia, Meyer Wajner, do Itau – Unibanco e Nicolás Lódola, da Teva,  realizado pela Câmara Brasil Israel  de Comércio e Industria em parceria com a Associação Alumni,  na Figueira Rubaiyat.

Em todos os eventos, uma mesma pergunta foi feita. Como a experiência das start ups israelenses pode ser aplicada no Brasil?  “O Brasil tem muita energia criativa. A burocracia, os impostos e as dificuldades impostas pelo governo, não devem ser impedimento para o empreendedorismo.  O governo deveria facilitar a vida dos empreendedores, mas não adianta sentar e ficar esperando. Os brasileiros tem o ingrediente certo para o empreendedorismo e não devem ter medo de falhar”, destacou Saul.

Para  Jayme Blay, “o jornalista israelense teve contato com diversos públicos, alunos de escolas e universidades, empresários e empresas iniciantes, e outros já consagrados  e de grande destaque, e desta maneira pôde conhecer um pouco mais da realidade brasileira e mostrar como Brasil e  Israel podem se beneficiar de uma atuação integrada e aproveitar o que os dois paises têm de melhor,  no melhor estilo das start ups, que é o do team work, ou seja, um trabalho de equipe entre Brasil e Israel”.

 

O livro “Nação Empreendedora – O milagre econômico de Israel e o que ele nos ensinou” foi escrito por Dan Senor e Saul Singer e (na versão em português) tem o prefácio assinado por Jayme Blay, presidente da Câmara Brasil- Israel de Comércio e Indústria.

“Start up Nation”  ja foi publicado em português, chinês, coreano, russo, francês, alemão, japonês,  tcheco, búlgaro, turco, árabe, e hebraico, entre outros idiomas e alcançou o topo da lista de best-sellers do New York Times e do Wall Street Jounal. É considerado uma cartilha para cada CEO que queira desenvolver a próxima geração de líderes e para as empresas que buscam crescer em meio às dificuldades econômicas atuais.

Jayme Blay e Saul Singer
Jayme Blay e Saul Singer
Jayme Blay, Saul Singer e Claudio Hadad
Jayme Blay, Saul Singer e Claudio Hadad
Saul Singer
Saul Singer
Maurice Costin, Jayme Blay, o Ex-Ministro Luiz Fernando Furlan, o engenheiro Ciro Bergstrom Lourenço e o presidente do Alumni Julio Sampaio.
Tomas e Roberto Davidowicz na companhia de Fernando, Stela, Alberto e Jayme Blay
Saul Singer
Saul Singer
Sergio Herz, Saul Singer e Jayme Blay
Sergio Herz, Saul Singer e Jayme Blay
Singer foi recebido por João Doria Jr no encontro com jovens lideres do J LIDE
Singer foi recebido por João Doria Jr no encontro com jovens lideres do J LIDE
Saul Singer fala para o público presente
Saul Singer fala para o público presente
Saul Singer autografa um exemplar para Andrés Lorenzetti diretor comercial da Iberia
Saul Singer autografa um exemplar para Andrés Lorenzetti diretor comercial da Iberia

PALESTRAS REALIZADAS PELA CÂMARA BRASIL ISRAEL DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA, DURANTE E SEMANA DE EMPREENDEDORISMO, ENTRE OS DIAS 23 E 26 DE ABRIL DE 2012.