Palestra “Brasil e a Economia Global – Desafios e Oportunidades” com Carlos Alberto Sardenberg

“O Brasil passou por extraordinárias mudanças do Plano Real até agora, com alterações estruturais que levaram o país a um novo patamar. Este modelo acabou e agora precisamos passar por uma nova onda de reformas, que exigirão investimentos privados e mudanças no ambiente de negócios do país”, afirmou Carlos Alberto Sardenberg durante evento realizado pela Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria, na quinta-feira, 23 de agosto de 2012,  no Auditório da Pinheiro Neto Advogados.

O jornalista econômico, que também atua como comentarista da TV Globo e âncora da rádio CBN,  ministrou a palestra “Brasil e a Economia Global – Desafios e Oportunidades” para uma atenta plateia de quase 200 pessoas entre empresários, advogados e associados da Câmara Brasil Israel.

Sardenberg traçou um panorama da economia nacional, destacando as reformas dos governos FHC, Lula e Dilma. “De 2003 a 2011, o governo deixou de ser devedor e passou a ser credor, eliminando a vulnerabilidade externa e com mudanças estruturais que restabeleceram o Crédito. O grande problema hoje é que estamos consumindo mais do que produzimos.  Estamos crescendo menos do que os outros países emergentes, com a inflação mais elevada e baixos níveis de investimentos.  O que o Brasil precisa agora é de investimento privado, nacional e estrangeiro. O Governo também precisa ajudar o empreendedorismo, e a melhor maneira é saindo do caminho”, argumentou.

Para ele,  o maior impacto na vida do empresário é a alta carga tributária do país:  “O Brasil peca feio no quesito impostos. Em 1992, a carga tributária brasileira era de 25% do PIB, agora já estamos em 37%. O problema é que o governo cobra muito imposto e não entrega de volta em serviços de qualidade para a população”.

Sardenberg, que viajou a Israel em 2010 a convite da Câmara Brasil Israel, destacou a complementariedade entre as economias do Brasil e de Israel.   Segundo ele, Israel é extremamente avançado em tecnologias que podem ser perfeitamente utilizadas aqui. O jornalista também relatou sua experiência no Oeste da Bahia: “Há duas semanas estive na cidade de Luís Eduardo Magalhães, durante o período de colheita, em um momento ruim por falta de chuvas. Encontrei muitos estrangeiros e executivos de vários países que estavam lá para negociar contratos de compra. Os produtores locais são conhecidos no mercado internacional pela pontualidade e rigor na entrega. E tudo  acontece sem a intervenção do governo, ou seja, a iniciativa privada toca os negócios e o governo não ajuda em nada”.

O presidente da Câmara Brasil Israel, Jayme Blay, comemorou a presença do ilustre palestrante no  evento:   “Sardenberg é um verdadeiro artista!  Ele nos apresentou um tema árido de maneira bastante inteligente”.

“Tivemos um palestrante de extrema qualidade e que fez sua exposição com muita clareza. Para nós do Pinheiro Neto foi uma grande satisfação receber o evento da Câmara. Este será o primeiro de vários outros que pretendemos fazer com a Câmara Brasil Israel”, destacou Ricardo Becker, sócio do Pinheiro Neto Advogados, que apoiou o evento.

“Temos um excelente retorno dos eventos em parceria com a Câmara”. Os participantes são pessoas de muita influência que transitam em setores variados; além dos temas abordados que são sempre muito interessantes, declarou Yaron Litan, presidente da Ituran, empresa associada da Câmara Brasil Israel e patrocinadora do evento.

Ao final da palestra, Sardenberg destacou sua satisfação:  “Foi muito bom falar para um público tão estimulante  e antenado. Tivemos uma interessante troca de opiniões”.

Nelson Milner,Mauro Aguiar e Jayme Blay
Nelson Milner, Mauro Aguiar e Jayme Blay
Alon Lederman, Jayme Blay e Yaron Litan
Alon Lederman, Jayme Blay e Yaron Litan
João Tiezzi e Jayme Blay
João Tiezzi e Jayme Blay
Jayme Blay e Gabriel Harari.
Jayme Blay e Gabriel Harari.
Erica Hen e Ilan Sztulman
Erica Hen e Ilan Sztulman

PALESTRA REALIZADA PELA CÂMARA BRASIL ISRAEL DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA, EM 23/08/2012, NO AUDITÓRIO DO PINHEIRO NETO ADVOGADOS.