Embaixador Yossi Gal fala sobre Política Internacional em evento promovido pela UHJ

A convite dos Amigos da Universidade Hebraica de Jerusalém, o Embaixador Yossi Gal, que há dois meses assumiu o cargo de  vice presidente de Relações Internacionais da Universidade Hebraica de Jerusalém (UHJ) ministrou a palestra “Política Internacional”, no dia 23 de novembro, na A Hebraica.

Com uma extensa vida política, Yossi Gal começou sua carreira no Ministério das Relações Exteriores de Israel, onde participou das negociações de paz com os vizinhos de Israel, sendo o principal responsável pela delegação dos acordos multilaterais. No exterior, foi Diretor do Gabinete do Embaixador e Porta-Voz da Embaixada em Washington, atuou como Embaixador de Israel na França, Holanda e Mônaco. Atualmente é vice-presidente de Relações Internacionais da Universidade Hebraica de Jerusalém (UHJ).

Em decorrência dos últimos eventos ocorridos na França, Yossi Gal, que foi Embaixador na França durante cinco anos, traçou um panorama sobre a comunidade judaica francesa, e falou sobre os atentados que assolaram Paris na última semana, bem como dos perigos que o Estado Islâmico representa para o mundo democrático.

“A França tem a maior comunidade judaica da Europa, com cerca de 600 mil integrantes, metade dos quais vivendo em Paris. Com muitos intelectuais e pessoas de destaque nas mais diversas áreas, esta sempre foi uma comunidade muito orgulhosa de suas raízes e muito ligada a Israel. Há cerca de três anos e meio, quando aconteceu o massacre em uma escola judaica de Toulouse, o clima começou a ficar muito tenso para os judeus franceses. A este ataque seguiram-se outros, com um  sequestro seguido de estupro a uma jovem judia em um subúrbio em Paris e os ataques ao Charlie Hebdo e ao Hyper Kasher, o que acabou culminando com um grande número de franceses indo embora da França para Israel, Canadá e Estados Unidos”,  relatou o Embaixador. “Me sinto muito feliz por cada francês que chega a Israel, mas prefiro que isso aconteça por vontade própria e não por conta do antissemitismo”, complementou.

Com relação aos ataques terroristas simultâneos que assolaram Paris no dia 13 de novembro, Yossi Gal acredita que os eventos traumáticos foram um “turning point”, que requer total atenção das lideranças mundiais com relação ao Estado Islâmico.  “Paris foi escolhida por ser uma cidade símbolo, que tem como lema Liberdade, Igualdade e Fraternidade, porém o ISIS representa um perigo para todo o “mundo livre”.

“A União Europeia permite que as pessoas circulem livremente por 28 países. É preciso encontrar uma maneira para que haja uma maior troca de informações entre estes países. Também é iminente a criação de uma política de imigração entre os países europeus, principalmente por conta dos refugiados sírios que chegam à Europa diariamente. Além disso, precisamos ter muito cuidado para que a população muçulmana não seja rotulada de terrorista” frisou o Embaixador.

“ O Estado Islâmico é um problema que afeta o mundo inteiro e ninguém está imune.  As democracias precisam de uma solução unificada. Somente quando os líderes do mundo livre unirem forças contra os extremistas é que poderemos colocar um fim nestas atrocidades”, alertou o o vice-presidente da UHJ ao  final da apresentação.

Jayme Blay, presidente dos Amigos da Universidade Hebraica de Jerusalém agradeceu a esclarecedora palestra e a grande oportunidade em receber o Embaixador Yossi Gal e desfrutar de sua sabedoria e grande vivencia internacional.

O evento foi organizado pelos Amigos da Universidade Hebraica de Jerusalém com apoio da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria, Conib, Federação Israelita do Estado de São Paulo, Fundo Comunitário, Hebraica São Paulo e Consulado de Israel em São Paulo.

IMG_4987

O Embaixador Yossi Gal, o presidente dos Amigos da UHJ Jayme Blay e o presidente da Fisesp, Mario FleckO Embaixador Yossi Gal, o presidente dos Amigos da UHJ Jayme Blay e o presidente da Fisesp, Mario Fleck

Alberto e Drorit Milkewitz,  Embaixador Yossi Gal e Eduardo Pollak.Alberto e Drorit Milkewitz,  Embaixador Yossi Gal e Eduardo Pollak.

Wuerslly Werusky, Adriana Landwehrkamp, Eder Deniar e Fernando MagroghiAlberto e Drorit Milkewitz,  Embaixador Yossi Gal e Eduardo Pollak.

O Embaixador Yossi Gal e o presidente dos Amigos da UHJ Jayme BlayAlberto e Drorit Milkewitz,  Embaixador Yossi Gal e Eduardo Pollak.

Vista Geral