Palestra “O Enigma do baixo crescimento com alto nível de emprego” com Claudio Adilson Gonçalez

 Ex-consultor do Banco Mundial ministra palestra em evento da Câmara Brasil Israel

Para fazer uma análise do momento atual, onde a economia brasileira passa pelo enigma do baixo crescimento, porém com elevado nível de emprego, e explicar como esse impasse pode ser rompido, a Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria promoveu no dia 14 de março de 2013, no auditório do Banco Daycoval, café da manhã seguido de palestra com Claudio Adilson Gonçalez,

O economista, que foi consultor do Banco Mundial, subsecretário do tesouro nacional e chefe da assessoria econômica do Ministério da Fazenda, e hoje é sócio-diretor da MCM Consultores Associados, fez uma análise do momento econômico atual na Europa, Estados Unidos e China, para depois explicar como, mesmo com um nível de emprego quase pleno, o Brasil cresceu apenas 0,9% em 2012.  Segundo ele, o desequilíbrio entre tais taxas indica que o Brasil tem sérios problemas no quesito produtividade.

Em sua análise, por falta de produtividade, as empresas se valeram da força de mão de obra para crescer, mas agora se veem pressionadas não só pelo aumento da massa salarial como também pelas precariedades de infraestrutura, que aumentam o custo logístico das companhias.

“O Brasil tem uma restrição para crescer tendo em conta seus fatores econômicos de produção (o capital de trabalho). Estamos com uma taxa de emprego baixa e com nosso estoque de equipamentos com elevada taxa de utilização, com qualidade precária, tanto da mão de obra, quanto do capital. Para sair deste dilema, teremos de amargar por mais quatro ou cinco anos. Se quisermos crescer mais, teremos mais inflação. Precisamos atacar a paralisia da produtividade, com melhor infraestrutura e melhores condições de negócios para atrairmos investimentos. Neste cenário, uma atuação expressiva da política econômica de nosso governo, é imprescindível”, destacou Gonçalez.

“A Câmara sempre procura ilustrar os seus membros com visões que nem sempre são encontradas nos veículos de comunicação ou em conversas informais, trazendo especialistas com um agudo senso de percepção e que trabalham com elementos absolutamente seguros que nos mostram o que é o mercado e que tipo de reações deve apresentar diante das influências do governo. O Claudio tem uma capacidade de análise e apresentação como poucos, e propiciou uma excelente palestra para uma plateia seleta e atenta, trazendo visões críticas que permitiram aos empresários ter uma orientação mais segura para os seus negócios”, frisou o presidente da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria, Jayme Blay.

Ciro Lourenço, Jayme Blay e...
Ciro Lourenço, Jayme Blay e…
Claudio Adilson Gonçalez.
Claudio Adilson Gonçalez
Platéia
Platéia
Claudio Adilson Gonçalez.2
Claudio Adilson Gonçalez
Andreia Flores, Roy Nir e Jayme Blay
Andreia Flores (marketing do Banco Daycoval), Roy Nir (Consul Econômico de Israel no Brasil) e Jayme Blay (Presidente da Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria)
Abram Berland e Nelson Millner
Abram Berland e Nelson Millner
Thomas Teichmann, Roberto Faldini e Jayme Blay

PALESTRA REALIZADA PELA CÂMARA BRASIL ISRAEL DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA, EM 14/03/2012, NO ” BANCO DAYCOVAL”