Palestra “O mercado financeiro israelense e o que o Brasil pode aprender com Israel” com Chemi PeresChemi Peres, son of Shimon Peres and the largest fund manager of Venture Capital, was in Brazil invited by the Brazil Israel Chamber of Commerce

Chemi Peres, filho de Shimon Peres e gestor do maior fundo de Venture Capital, esteve no Brasil a convite da Câmara Brasil Israel

Para driblar a crise dos países desenvolvidos e garantir um mercado consumidor externo, os novos empreendimentos de tecnologia israelenses já buscam o Brasil como novo mercado consumidor de produtos de alta tecnologia. A fim de atrair investidores e empresas brasileiras para apostar no setor de alta tecnologia de seu país, Chemi Peres, gestor do Fundo Pitango, o maior de venture capital de Israel, e filho do presidente Shimon Peres, esteve no Brasil à convite da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria e em parceria com a Missão Econômica de Israel e o Consulado de Israel em São Paulo.

Além de participar de diversas reuniões e rodadas de negócios com empresários e investidores, Peres ministrou a palestra “Investindo no setor de alta tecnologia de Israel”, para uma plateia de empresários, investidores e empreendedores, durante café da manhã realizado na A Hebraica.

Com mais de 1,4 bilhões de dólares sob sua gestão e uma carteira crescente de empresas inovadoras, Pitango é o maior fundo de Venture Capital de Israel, com escritórios em Israel e no Silicon Valley. Desde 1993, o fundo investiu em mais de 120 empreendimentos tecnológicos, ajudando-os a transformar suas ideias em empresas viáveis e líderes de mercado.

Peres reforçou a importância do incremento nas relações comerciais entre Brasil e Israel. “Em Israel temos cinco mil empresas procurando parceiros e investidores. Somos um país pequeno e nossa economia tem que ser global, baseada nas exportações”. Segundo ele, o fundo quer abrir novas portas de exportação para companhias que atuam no setor de tecnologia da informação, dispositivos médicos, biotecnologia, agro-tecnologia (voltada principalmente para segurança alimentar e técnicas para o aumento da produtividade), energia (com iniciativas voltadas à utilização de recursos renováveis) e nanotecnologia.

De olho na comunidade árabe –israelense, que representa 23% da sociedade, e no potencial de abertura trazido pela Primavera Árabe, Peres criou um fundo de investimento privado chamado Al Bawader, que busca impulsionar negócios para ampliar o acesso da comunidade árabe à rede, oferecendo serviços nesse idioma. O novo fundo , cujo nome significa “broto verde”, vai estimular empreendedores árabes e criar oportunidades a jovens profissionais, além de ampliar o comércio de alta tecnologia entre Israel e as nações da região. “Vamos trazer a sociedade árabe para a nação das start ups e isso vai nos ajudar a abrir um mercado regional. Hoje, cerca de 350 milhões de pessoas falam árabe somente no Oriente Médio ”, destacou.

O presidente da Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria Jayme Blay, reforçou a complementaridade das economias dos dois países: Há um enorme potencial de ganho na colaboração entre Brasil e Israel. Quanto mais o Brasil puder absorver da tecnologia oferecida por Israel, maior valor agregado terá em seus produtos, tendo como consequência maior competitividade e predominância de mercado. A Câmara está ansiosa para participar deste processo e está aberta a todos empresários brasileiros.

Chemi. Abramo Douek, Chemi Peres, Jayme Blay e Roy Nir
Abramo Douek, Chemi Peres, Jayme Blay e Roy Nir
Chemi. casa cheia
Chemi durante sua palestra
Chemi. pensando
Pensativo ao responder perguntas dos jornalistas após término da palestra
Chemi. Sergio Ajzenberg, Jayme Blay e Abramo Douek
Sergio Ajzenberg, Jayme Blay e Abramo Douek
Palestra realizada pela Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria, em 28/11/2013, na “A Hebraica”.