Para combater fake cliques, israelense Clickcease chega ao Brasil

A martech (empresa de marketing e tecnologia) israelense Clickcease, especialista em combate a fraudes virtuais, chega ao Brasil com a ideia de oferecer serviços contra fake cliques e malefícios da publicidade digital. A empresa desenvolveu um produto que, por meio da inteligência artificial, identifica e bloqueia tráfego inautêntico no Google Ads e no buscador Bing.

Segundo a Juniper Research, as fraudes na publicidade digital são uma dor de cabeça para os anunciantes; elas foram responsáveis por prejuízos de US$ 35 bilhões (R$ 133,3 bi) em 2018. Ainda de acordo com análises da empresa, até 20% dos cliques em anúncios de texto na internet são falsos, por terem sido feitos por robôs, usuários que não têm interesse real por aquele conteúdo e concorrentes da empresa anunciante.

Para evitar que esse tipo de golpe pese no orçamento da empresa responsável pela propaganda, a Clickcease usa machine learning para estabelecer quais acessos não são espontâneos. Isso significa medir quanto tempo a pessoa se mantém no site depois de acessá-lo a partir de um ad, assim como estabelecer padrões de comportamento que denotam fraudes.

Entre as ações que a Clickcease atua, estão: cliques de concorrentes, cliques de bots, fazendas de cliques, cliques acidentais e haters de marca. A empresa também efetua bloqueios por meio de IP, com localização assertiva.

A Clickcease atende tanto empresas quanto agências que produzem e intermedeiam campanhas para terceiros. Para demonstrar o quanto esses ads são explorados, há um demo grátis de até 14 dias. No Brasil, desde meados de 2019, a expectativa da martech é chegar ao fim do ano com mais de mil clientes.