Para vencer engarrafamentos, Tel Aviv terá rede futurista de ‘carros voadores’.

Uma empresa americana está construindo uma pista suspensa para “carros voadores” em Tel Aviv, a segunda maior cidade de Israel.

Em um projeto-piloto, veículos para duas pessoas se movimentarão suspensos por cabos magnéticos, provendo uma alternativa de transporte a estradas congestionadas, prometeu a companhia SkyTran, responsável pela obra. O plano é que os passageiros chamem os carros pelo smartphone.

A empresa está construindo uma rede de 500m no campus da Indústria Aeroespacial Israelense. Se a ideia der certo, fará também uma rede comercial.

Os veículos vão atingir velocidades de até 70 km/h. Como efeito do seu uso, os criadores querem que o sistema melhore o tráfego de veículos no chão.

O sistema deve entrar em funcionamento até o final de 2015.

Viabilidade comercial

Com a pista de testes, a empresa quer comprovar que a tecnologia funciona e pode ser adotada comercialmente.

Uma série de projetos semelhantes estão sendo planejados pela skyTran em todo o mundo, incluindo em países como a Índia e os Estados Unidos. Mas a sua viabilidade depende do sucesso do piloto israelense.

A SkyTran, que fica parque de pesquisas da Nasa, na Califórnia, quer revolucionar o transporte público com a ideia.

Joe Dignan, especialista em cidades inteligentes, descreveu o sistema como “um híbrido da infraestrutura existente com veículos autônomos”.

“Isso vai despertar o mercado para a produção de veículos autônomos”, disse o especialista.

“Não é uma ideia assustadora: é mais barato do que construir uma linha de trem e usa uma parte da paisagem urbana situada a 20 metros do chão, que não é usada atualmente.”

Fonte: BBC Brasil.