Parceria alemã-israelense inaugura laboratório no Instituto Weizmann.

No início do mês, foi assinado um acordo de cooperação entre a Sociedade Max Planck e o Instituto de Ciência Weizmann, para inaugurar o Max Planck – Laboratório Experimental de Neuropsiquiatria e Neurogenética Comportamental  do Weizmann.

O Laboratório visa uma das questões centrais deste século: as causas dos transtornos cognitivos, emocionais, comportamentais e neurológicos. Cerca de 450 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de algum tipo de doença mental, e está se tornando cada vez mais claro que esses distúrbios surgem a partir de uma complexa interação entre genética e ambiente. O campo da neuropsiquiatria tenta desvendar esta relação, para entender o processo pelo qual a composição genética e as variações na estrutura cerebral física levam a determinados comportamentos ou doenças mentais.

Pesquisadores de ambos os institutos vão focar diretamente em transtornos psiquiátricos complexos, tais como depressão, esquizofrenia, ansiedade e autismo, usando uma ampla gama de métodos de investigação multidisciplinares, desde genômico e bioquímico até clínico. Segundo o acordo, o laboratório vai apoiar projetos conjuntos de pesquisa entre cientistas dos dois institutos, sediar seminários conjuntos e simpósios , organizar o intercâmbio de cientistas e estudantes visitantes, e criar oportunidades para estudantes pesquisadores para terem treinamento conjunto.

Fonte: Coletivo Judaico.