PepsiCo dá um gás em bebidas saudáveis e compra SodaStream


Foto de Martin Péchy no Pexels

A PepsiCo vai comprar a SodaStream, fabricante de máquinas de bebidas gaseificadas para consumo em casa, por US$ 3,2 bilhões em um momento em que disputa com a Coca-Cola, rival e líder de mercado, uma mordida no mercado de bebidas saudáveis.

Criada no Reino Unido em 1903, a SodaStream se tornou um dispositivo cobiçado nas cozinhas dos lares britânicos nos anos 1970 e 1980, permitindo aos consumidores criarem bebidas com gás adicionando xaropes de diversos sabores à água gaseificada. Acabou perdendo popularidade na medida em que os refrigerantes foram ficando mais baratos.

Atualmente com sede em Israel, a companhia foca em oferecer máquinas que transformam água comum em com gás, seguindo tendência em alta entre os consumidores mais jovens e mais saudáveis, além de mais ambientalmente conscientes.

A PepsiCo vai pagar US$ 144 por ação da SodaStream em dinheiro, o equivalente a 10,9% de ganho sobre o preço de fechamento dos papeis da empresa na última sexta-feira e a 32% na comparação com o preço médio dos últimos 30 dias.

Segundo a gigante americana, a transação, que foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Administração e deve estar concluída em janeiro de 2019, representa mais um passo na estratégia de “promover saúde e bem-estar por meio de soluções em bebidas que sejam ambientalmente sustentáveis, de custo efeito e divertidas de serem usadas.

As especulações sobre uma provável compra da SodaStream pela PepsiCo ou pela Coca-Cola borbulhavam há anos. A companhia israelense se promoveu como alternativa mais amigável ao meio ambiente do que as bebidas engarrafadas tradicionais, sendo assim um desafio às grandes fabricantes.

META É EXPANDIR OPERAÇÃO GLOBALMENTE

A ideia de fazer refrigerante em casa, contudo, teve sucesso limitado. Ao longo dos anos, muitos usuários passaram a usar a SodaStream apenas para fazer água com gás, sem consumir os xaropes com sabores que a empresa vende.

A Coca-Cola e a Keurig Green Mountain chegaram a desenhar uma parceria em 2015 para vender uma máquina portátil de bebidas geladas, mas no ano seguinte desistiram do projeto, que não decolou.

Ainda não se sabe o que a Keurig Dr Pepper prepara para este segmento. A empresa criada no último mês de julho, a partir da fusão da Keurig, agora de propriedade da empresa de investimento privado JAB Holding, com a Dr Pepper Snapple.

As ações da SodaStream subiram 85% este ano depois de uma alta de 78% em 2017, e avançando para US$ 130, ante US$ 16,31 em 2015.

O resultado do segundo trimestre, anunciado no início deste mês de agosto, mostra que a receita da companhia cresceu em 31%, para US$ 171,5 milhões, puxada pela expansão em Alemanha, França, Canadá e Estados Unidos, enquanto o lucro líquido aumentou quase 82%.

A SodaStream foi comprada pela Soda-Club, de Israel, em 1998, antes do grupo de private equity Fortissimo Capital comprasse o controle da empresa em 2007 e da companhia abrir capital em bolsa na Nasdaq em 2010.

A PepsiCo afirmou que sua forte capacidade de distribuição globalmente vai impulsionar a expansão da StodaSstream.

Fonte: O Globo