Pesquisadores do Insituto de Tecnologia de Israel revelam que o peso ganho ao parar de fumar pode ser músculos

Aqui está mais uma nova razão para parar de fumar, e para o bem da saúde.
O estudo, que durou um ano foi liderado por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Israel Technion, revelou que parar de fumar pode realmente ajudar a aumentar a força muscular; a primeira evidência prova que o término do seu relacionamento com a nicotina pode fazer você ficar mais forte fisicamente.

Para os fumantes preocupados em parar de fumar por ser sinônimo de ganho de peso, tome nota que uma boa parte do peso é realmente massa muscular! Os pesquisadores acompanharam 81 fumantes em Israel, descobrindo que, embora eles ganharam uma média de 11 libras (cinco quilogramas) após pararem de fumar, 26 por cento desse peso veio em forma de músculos maiores. Isso ocorre porque o tabagismo faz circular monóxido de carbono no seu sistema, impedindo que os músculos tenham oxigênio suficiente para usar como energia. Na verdade, os pesquisadores descobriram que, em média, aqueles que param de fumar podem ser capazes de aumentar a sua força em até 20 por cento.

Para realizar o estudo, os pesquisadores testaram a composição corporal e a força muscular em 41 fumantes ​​que fumavam pelo menos 15 cigarros por dia. Suaingestão alimentar e níveis de atividade física foram estimados por meio de questionários para garantir que eles não influenciaram nos resultados.

Os pesquisadores começaram a acompanhar o grupo imediatamente após pararem de fumar e, novamente, um ano depois. Cerca de um quarto dos participantes foi capaz de permanecer livre do fumo ao longo do ano.

A composição corporal de cada participante foi medida usando dois scanners diferentes, permitindo uma maneira rápida, segura e confortável para avaliar o colapso de sua gordura, músculo e osso. Os resultados foram então usados para determinar a porcentagem da gordura corporal total e mudanças na composição corporal regional.

A força muscular também foi avaliada por uma comparação da pressão no peito, pernas e desempenho obtido antes e depois do estudo. Uma análise dos resultados mostrou que, após um ano, aqueles que foram capazes de vencer o vício de fumar ganharam uma média de 11 quilos, enquanto aqueles que continuaram fumando ganharam menos de dois. Após a análise, verificou-se que o peso ganho por aqueles que pararam de fumar, 74 por cento era gordura, enquanto os 26 por cento restantes tinham se transformado em puro músculo!

De acordo com os pesquisadores, ex-fumantes foram capazes de recuperar uma boa parte do músculo devido ao fato de que o tabaco reduz significativamente a disponibilidade de oxigênio para os músculos durante o exercício. O oxigênio é importante para o funcionamento de todos os sistemas de energia no corpo e, portanto, qualquer mecanismo que interfere com o transporte de oxigênio também interfere com a produção de energia e desempenho atlético.

Quando o estudo chegou ao fim, os pesquisadores concluíram que os ex-fumantes eram mais fortes depois de pararem de fumar, eles alcançaram 17-23 por cento mais força do que aqueles que continuaram a fumar. Eles também melhoraram seu conteúdo mineral ósseo e densidade mineral óssea, uma mudança que não ocorreu para os fumantes.

Nós todos sabemos que há muitas razões para parar de fumar. Parar pode ajudar a reduzir os riscos de câncer de pulmão, doença cardíaca, e muitas outras doenças respiratórias, ajuda a economizar dinheiro e melhora o seu estilo de vida. Agora há mais uma razão para adicionar à lista; parar de fumar faz você mais forte.

Fonte: nocamels.com