Pesquisadores utilizam tecnologias para investigar origem da escrita da Bíblia.

Pesquisadores da Universidadeisraelense de Tel Aviv  vem investigando a origem da escrita da Bíblia, que aparentemente é mais antiga do que se pensava. Para chegar a essa conclusão, os especialistas estão realizando análises de fragmentos de inscrições em cerâmicas, que datam de 600 anos antes de cristo, encontrados no sul de Israel.

Arie Shaus, matemático da Universidade de Tel Aviv, disse que a maioria das pessoas sabem que a Bíblia não foi escrita em tempo real e sim em determinado momento e editada mais tarde. A questão é saber quando exatamente. E é nesse âmbito que a tecnologia funciona, unindo instrumentos de aprendizagem para determinar quantas pessoas foram alfabetizadas nos tempos antigos. Shaus e demais pesquisadores publicaram a primeira análise do estudo na revista Proceedings, com informações sobre a escrita, sugerindo que a leitura e a escrita em si foram difundidas em todo Reino de Judá, permitindo a compilação dos textos bíblicos.

Utilizando as modernas tecnologias de análise digital, foi possível determinar como as inscrições nas cerâmicas foram escritas e descobrir quantas pessoas foram alfabetizadas naquela região nos tempos antigos.

O primeiro passo foi utilizar a tecnologia para restaurar caracteres que estavam ilegíveis pela deterioração do tempo. Diante da amostra de 16 pedaços de cerâmica pôde-se identificar pelo menos seis autores diferentes.

Christofer Rollston, especialista em arqueologia e estudos bíblicos pela Universidade George Washington, acredita que o estudo israelense é importante e inovador. Segundo ele, naquela época, apenas as elites tinham acesso à escrita, restringindo-se basicamente a escribas, oficiais militares e aos sacerdotes. No final do período do Primeiro Templo a leitura e a escrita se disseminaram pela classe alta.

Sem dúvida a importância das pesquisas da equipe de Shaus é a possibilidade do avanço das tecnologias de reconhecimento de imagem que proporcionam a leitura de textos antigos, o que dá margem para a continuidade dos estudos para decifrar quem foi o primeiro escritor da Bíblia e quando isso ocorreu.

Mesmo que partes das conclusões dos estudos da universidade de Tel Aviv sejam controversas e não condizentes com outros estudos, a tecnologia desenvolvida pode revolucionar a compreensão da escrita nos tempos bíblicos.

Fonte: Guia da Cidade