Ph.D. Chezy Barenholz especialista no tratamento do câncer participa do ciclo de palestras da Câmara Brasil Israel

Eventos 23 Out 2014
Ph.D. Chezy Barenholz especialista no tratamento do câncer participa do ciclo de palestras da Câmara Brasil Israel

Para dar continuidade ao seu ciclo de palestras, a Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria realizou nesta quarta-feira, 22 de outubro, no Restaurante Cantaloup, palestra com o Ph.D. Yechezkel Barenholz (Chezy), da Universidade Hebraica de Jerusalém (UHJ).

Considerado um dos maiores especialistas no tratamento do câncer, ele falou sobre “Transferência de Tecnologia: da Pesquisa ao Mercado”.

Chefe do Laboratório de pesquisa de Membranas e Lipossomos da Faculdade de Medicina Hadassah da Universidade Hebraica de Jerusalém, o professor Barenholz recebeu seu título de Ph.D. em 1971. Com mais de 30 patentes e cerca de 300 artigos científicos publicados, ele foi um dos desenvolvedores do DOXIL, a primeira nano droga aprovada pela FDA, considerado um dos medicamentos mais importantes para a medicina moderna na luta contra o câncer.

Durante sua apresentação, ele deu detalhes sobre as nano drogas, capazes de transportar quantidade significativa de medicamento para uma determinada área do corpo com menos toxicidade e efeitos colaterais, destacando a importância dos lipossomas, uma espécie de bolha minúscula feita do mesmo material de uma membrana celular e que pode ser preenchida com drogas anticâncer, anti-inflamatórias e anestésicos locais, além de vacinas.

“De cada mil drogas que são testadas apenas uma é aprovada pela FDA. No processo para uma patente, o cientista precisa adquirir o know-how suficiente e contar com a cooperação de engenheiros, farmacêuticos, químicos, físicos biólogos e profissionais da área jurídica. Também é muito importante o suporte da indústria, e neste caso o cientista pode optar por diversos caminhos como as industrias farmacêuticas grandes ou médias, buscar uma start up ou incubadora, além de projetos específicos para a FDA”, destacou. “Durante este longo período é muito importante manter a equipe motivada e sempre lembrar que a ciência básica é um pré-requisito para a ciência aplicada”, finalizou o professor Barenholz.

Ao final do evento, o presidente da Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria, Jayme Blay, agradeceu a presença de todos e em especial a do professor Chezy Barenholz, que brindou a todos com seu extenso conhecimento.

A CÂMARA BRASIL ISRAEL DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA – Seção Rio de Janeiro, convida para o ENCONTRO COM O NOVO EMBAIXADOR DE ISRAEL, DR. REDA MANSOUR. Câmara Brasil Israel convida para o almoço palestra com Prof. Chezy Barenholz.

Leave A Reply

Comments are closed