Ph.D. Chezy Barenholz especialista no tratamento do câncer participa do ciclo de palestras da Câmara Brasil Israel

Para dar continuidade ao seu ciclo de palestras, a Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria realizou nesta quarta-feira, 22 de outubro, no Restaurante Cantaloup, palestra com o Ph.D. Yechezkel Barenholz (Chezy), da Universidade Hebraica de Jerusalém (UHJ).

Considerado um dos maiores especialistas no tratamento do câncer, ele falou sobre “Transferência de Tecnologia: da Pesquisa ao Mercado”.

Chefe do Laboratório de pesquisa de Membranas e Lipossomos da Faculdade de Medicina Hadassah da Universidade Hebraica de Jerusalém, o professor Barenholz recebeu seu título de Ph.D. em 1971. Com mais de 30 patentes e cerca de 300 artigos científicos publicados, ele foi um dos desenvolvedores do DOXIL, a primeira nano droga aprovada pela FDA, considerado um dos medicamentos mais importantes para a medicina moderna na luta contra o câncer.

Durante sua apresentação, ele deu detalhes sobre as nano drogas, capazes de transportar quantidade significativa de medicamento para uma determinada área do corpo com menos toxicidade e efeitos colaterais, destacando a importância dos lipossomas, uma espécie de bolha minúscula feita do mesmo material de uma membrana celular e que pode ser preenchida com drogas anticâncer, anti-inflamatórias e anestésicos locais, além de vacinas.

“De cada mil drogas que são testadas apenas uma é aprovada pela FDA. No processo para uma patente, o cientista precisa adquirir o know-how suficiente e contar com a cooperação de engenheiros, farmacêuticos, químicos, físicos biólogos e profissionais da área jurídica. Também é muito importante o suporte da indústria, e neste caso o cientista pode optar por diversos caminhos como as industrias farmacêuticas grandes ou médias, buscar uma start up ou incubadora, além de projetos específicos para a FDA”, destacou. “Durante este longo período é muito importante manter a equipe motivada e sempre lembrar que a ciência básica é um pré-requisito para a ciência aplicada”, finalizou o professor Barenholz.

Ao final do evento, o presidente da Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria, Jayme Blay, agradeceu a presença de todos e em especial a do professor Chezy Barenholz, que brindou a todos com seu extenso conhecimento.