Por US$ 2 bilhões, Intel compra empresa focada em inteligência artificial

Intel anunciou nesta segunda (16) ter concluído a aquisição de uma empresa que ajudará a incrementar seu portfólio para soluções de inteligência. Trata-se da empresa israelense Habana Labs, fundada em 2016 e que tem como especialidade desenvolver feitos para trabalhar dentro de máquinas que utilizam IA, com alta performance e capacidade ultrarrápida de processamento.

A empresa, que foi comprada por US$ 2 bilhões, conta com dois produtos de destaque: o processador Goya AI Inference, que já é utilizado pelas empresas que realiza o trabalho de “adivinhar” o processo comportamento ou pedido que a máquina precisa executar. Esse processo, chamado inferência, é uma das peças-chave dentro da inteligência artificial e é um dos que mais exige de máquina, quando se fala em processamento. Atualmente, concorre com soluções como as desenvolvidas pela Nvidia.

Já a segunda solução, ainda em testes controlados, é o processador Gaudi AI Training, que tem a proposta de suportar até 4x mais velocidade na inserção de dados (processo chamado “throughput”) e ser mais maleavável tanto para disponibilizar mais demanda de dados/processamento como para diminuir o ritmo.

Fonte: IT Trends