Prefeitura de Porto Alegre fecha acordo com Israel para atrair startups

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), e o cônsul geral de Israel, Dori Goren, assinam nesta quinta-feira, 30, um termo de cooperação mútuo entre o município e a Autoridade de Inovação de Israel, agência do governo, com o objetivo de fazer um intercâmbio de startups.

“Este acordo é um marco para Porto Alegre porque vamos atrair startups israelenses de ponta nas áreas de TI, segurança, mobilidade e meio ambiente. O objetivo é trocar e incorporar tecnologia com as empresas da capital gaúcha”, afirma Marchezan Júnior. Segundo ele, o momento é oportuno, já que o município está desenvolvendo o chamado “Pacto Alegre”, um acordo entre instituições de ensino, governo, iniciativa privada e sociedade civil para estimular o empreendedorismo colaborativo na cidade.

A aproximação entre a Prefeitura de Porto Alegre e Israel se intensificou durante viagem do prefeito ao Oriente Médio em fevereiro de 2018, quando foi discutida a possibilidade da associação. A Autoridade de Inovação de Israel é uma agência de promoção das capacidades tecnológicas, de inovação e de internacionalização de empresas e startups israelenses.

“Com seu ecossistema de startups, Israel é um dos maiores polos de inovação do mundo. Queremos e vamos seguir este caminho, agora de forma oficial e organizada”, diz o prefeito. O acordo tem como base o Memorando de Entendimento assinado em 2007 entre os governos brasileiro e israelense, que estabelece a cooperação bilateral em pesquisa e desenvolvimento industrial no setor privado.

Vale destacar que a Câmara-Brasil Israel, através da sua regional no Rio Grande do Sul, liderada pelo presidente Sebastian Watenberg, acompanhou de perto todos os passos que levaram até a assinatura deste importante acordo.

Fonte: Veja.com