PRIMEIRO MEGA-PROJETO ISRAELENSE DE ENERGIA AEÓLICA EM 30 ANOS

Pela primeira vez, em décadas, Israel está construindo turbinas que irão gerar eletricidade aproveitando o poder do vento.

Afcon Holdings, uma parte do Grupo Shlomo, começou a construção nos últimos dias de dois parques eólicos, que abrigarão 25 turbinas eólicas cada, em Ramat Sirin e Ma’ale Gilboa no norte de Israel.

As turbinas podem produzir 21 megawatts de eletricidade a qualquer momento e estão prestes a se tornar ativas no próximo ano.

O aproveitamento da energia do vento para produzir eletricidade é o campo mais rápido de desenvolvimento no setor das energias renováveis.

Parques eólicos gigantes estão localizados em todo o mundo em áreas com ventos fortes, tanto no mar quanto em terra. Turbinas enormes que produzem 3-5 megawatts cada uma podem ser construídas em alguns metros quadrados de terra, enquanto fazendas solares ocupam grandes áreas. As áreas imediatamente sob as turbinas permitem a continuação do trabalho agrícola.

O primeiro parque eólico de Israel foi estabelecido, há 30 anos, nas Colinas de Golã. Turbinas da mesma escala não foram construídas desde então.

A capacidade de geração de eletricidade atual de Israel é de 13.000 megawatts, o que significa que a eletricidade gerada pela nova usina eólica não será uma virada de jogo, mas o projeto é o primeiro de seu tipo em décadas e superou alguns dos principais obstáculos.

Em primeiro lugar estavam os regulamentos difíceis que enfrentou o projeto, nos últimos anos, além de diferentes obstáculos colocados  por fiscais da Autoridade Elétrica de Israel e, então, houve a oposição firme do IDF para projetos deste tipo.

No topo destes obstáculos está o fato de que há muito poucos sites em Israel com ventos fortes e contínuos, bem como uma oposição geral de grupos ambientalistas, que temem que as turbinas possam prejudicar as aves.
A empresa fez parceria com Eli Ben-Dov, um ex-executivo da Electric Corporation, na construção do projeto. As turbinas podem produzir quantidades relativamente pequenas de eletricidade em comparação com o padrão global, a uma média de cerca de 850 kilowatts por hora por turbina.

A empresa já começou a levantar as primeiras turbinas nos últimos dias, após uma operação de movimento maciço, com a cooperação das autarquias locais e da polícia, trazendo as torres e as pás da hélice (medindo 29 metros cada) para o local. A cooperação com a polícia e conselhos locais permitiu à empresa transportar as enormes peças de turbina, da Autoridade Portuária israelense ao local de instalação, tudo no meio da noite.

A elevação das primeiras turbinas marca o último passo de um longo processo que incluiu: Planejamento, compra das peças, e preparação da infraestrutura local. A CAN Holdings disse que a conclusão do projeto irá cumprir a visão do fundador do Grupo Shlomo, Shlomo Shmelzter.