Prof. Hélio Zylberstajn analisa a tecnologia e o mercado de trabalho em evento da Câmara Brasil- Israel

Considerada uma das principais vozes na análise do mercado de trabalho, o Professor Hélio Zylberstajn, participou nesta segunda-feira, 26 de agosto, do “Café com conteúdo” realizado pela Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria, com apoio do Cubo, onde aconteceu o evento.

Doutor em Relações Industriais pela University of Wisconsin – Madison, professor Sênior da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da FEA/USP e coordenador do Projeto Salariômetro da Fipe, o professor Hélio Zylberstajn, falou sobre “A tecnologia e o trabalho no futuro: novos desafios ou velhos problemas”.
O professor deu detalhes de como as inovações tecnológicas dos últimos 50 anos criaram as condições para alterações radicais nas formas de organizar e coordenar a produção. Segundo ele, a empresa vertical está sendo substituída pela rede horizontal de produção e as organizações hierárquicas e burocráticas deixaram de ser competitivas.
Ele explicou como essas transformações tem repercutido nas relações trabalhistas. “As empresas precisam reformular suas políticas de RH, os sindicatos precisam se reinventar, o Direito do Trabalho precisa se reciclar e o Estado precisa adequar as políticas do mercado de trabalho e de proteção. Essas instituições foram formadas a partir do vínculo de emprego contínuo e agora, com as novas formas de contratação, terão de se adaptar”, disse ele.
“As pessoas estão preocupadas com diversas questões, como por exemplo, quais vão ser as ocupações do futuro e se o que fazem hoje vai continuar a existir. Estes são problemas antigos, mas que tem uma cara nova. Sempre houve esse tipo de ameaça, a tecnologia avança, destrói empregos e cria outros. Essas questões estão enraizadas na história da economia humana e todos nós vamos ter que continuar aprendendo para o resto da vida”, concluiu Zylberstajn.

Para o presidente da Câmara Brasil-Israel , Jayme Blay, foi um grande prazer receber o professor Hélio Zylberstajn que trouxe seu conhecimento sobre a tecnologia e o trabalho no futuro. “Estamos vivendo uma era de muitas transformações e em uma velocidade muito grande. As relações de trabalho entre as empresas e seus colaboradores estão se alterando e precisamos estar atentos em como essas transformações impactam nas nossas relações de trabalho e estarmos preparados para a tomada de decisões”.