Professores da Rede Municipal de Natal participam de evento do Mind Lab em São Paulo

Após obterem destaque no evento Práticas Exitosas do MenteInovadora em Natal, duas professoras da Rede Municipal de Natal apresentaram seus trabalhos na Edição Nordeste do Encontro, realizada no último dia 15, na sede da empresa israelense Mind Lab, em São Paulo. Na ocasião, a titular da Secretaria Municipal de Educação, professora Justina Iva de Araújo Silva foi convidada a integrar um painel relativo a questões da educação pública.

Participaram do encontro educadores da rede pública de quatro estados do Nordeste que se sobressaíram na apresentação de suas práticas utilizando o programa MenteInovadora. A Rede Municipal de Natal teve duas professoras selecionadas, Milena Fabrini, que leciona na Escola Municipal Professor Francisco de Assis Varela Cavalcanti e Mirela Monteiro, da Escola Municipal Professor Antônio Campos e Silva.

Mirela Monteiro foi convocada a apresentar suas práticas sobre estratégias na resolução de situação-problema com o jogo Mancala. “A gente viu realmente os benefícios que o Mancala trouxe. Os objetivos foram atingidos. Os alunos souberam trabalhar em grupo e foi lindo ver isso”, afirmou a professora no dia da seleção.

Milena Fabrini foi convidada a participar do evento devido ao reconhecimento de sua utilização da metodologia trabalhar o tema “educação sexual” em sala de aula por meio do jogo Moonwalk. O objetivo da atividade foi promover um diálogo com empatia e confiança entre professor e estudantes de forma a facilitar os questionamentos.

Durante a programação, a Secretária Justina Iva de Araújo Silva integrou o painel “Desafios da implantação de um programa para o desenvolvimento de habilidades na Rede Pública de Ensino”. A temática foi debatida junto ao diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves e a psicóloga do Instituto Ayrton Senna, Marina de Cuffa, com mediação da diretora pedagógica da Mind Lab, Sandra Garcia.

Programa MenteInovadora

O MenteInovadora é uma metodologia de ensino que visa ampliar o potencial de aprendizagem e o desenvolvimento socioemocional por meio de jogos de raciocínio. O método foi criado pela empresa israelense Mind Lab e é aplicado por professores capacitados pelo programa em mais de 15 países, já tendo atendido milhões de estudantes. O Programa foi adquirido pelo município do Natal em 2014 e está presente em 17 unidades das suas unidades de ensino