Rakuten, do Japão, compra o Viber, de Israel, por US$ 900 milhões.

Gigante do comércio eletrônico adquire aplicativo de mensagens para expandir seu império digital.

A gigante japonesa do comércio eletrônico Rakuten concordou em pagar US$ 900 milhões pelo provedor do aplicativo de chamadas e mensagens Viber Media, em uma transação que pretende dobrar seu império digital.

Controlada pelo bilionário Hiroshi Mikitani, a Rakuten é a maior plataforma de comércio eletrônico no Japão e a sexta maior no mundo – oferecendo serviços que vão desde financiamento para compras até vídeos online.

Numerosos relatos sobre uma venda surgiram nas últimas semanas, mas o empresário israelense Talmon Marco tentou suprimir todas as especulações sobre a iminente venda de sua empresa.

Os 300 milhões de usuários do Viber serão agora adicionados aos 200 milhões de usuários existentes da Rakuten, Mikitani disse em Tóquio.

“Essa aquisição… levará a Rakuten a outro nível”, disse Mikitani, que é também o diretor-presidente da empresa. “Desenvolver esse sistema de mensagens sozinhos teria sido impossível”.

O Viber é um dos muitos aplicativos de mensagens disponíveis, e compete com outros do tipo como WeChat, WhatsApp, Skype e Line.

Mikitani elogiou o Viber dizendo que se trata “da mais consistente experiência de VoIP e mensagens disponível em termos de alta qualidade e conveniência”.

“Simplificando, o Viber entende como as pessoas realmente querem se conectar e construiu o único serviço que realmente dá conta do recado em todas as frentes”, diz Mikitani. “Isso torna o Viber a plataforma ideal de conexão total entre consumidores para a Rakuten, já que buscamos levar nossa profunda compreensão do consumidor a novos públicos por meio de nosso ecossistema dinâmico de Serviços de Internet.

A Rakuten esperar fundir o Viber com sua experiência de compras online.

“Essa combinação apresenta uma oportunidade fantástica para o Viber aprimorar nosso rápido crescimento de usuários em mercados existentes e novos”, diz Marco. “Compartilhando aspirações parecidas com a Rakuten, nossa visão é ser a plataforma de comunicações nº 1 no mundo, e nossa combinação com a Rakuten é um passo importante nessa direção”.