Recorde de US $ 3,9 bilhões investidos em empresas israelenses de alta tecnologia no primeiro semestre de 2019

Um novo relatório concluiu que as empresas de alta tecnologia e startups israelenses obtiveram um recorde de US $ 3,87 bilhões em 254 negócios no primeiro semestre de 2019, com US $ 2,32 bilhões arrecadados em 125 negócios apenas no segundo trimestre – o maior valor para qualquer trimestre desde 2013.

O relatório, preparado pelo Centro de Pesquisa da IVC e pelo escritório de advocacia ZAG-S & W, aponta para um amadurecimento do ecossistema de alta tecnologia na Startup Nation, com mais capital levantado em menos negócios em comparação com a média de 2014-2018. As empresas em estágio final viram seus investimentos baterem recordes, enquanto os investimentos iniciais estavam estáveis e o financiamento intermediário diminuiu.

Os três maiores negócios do segundo trimestre totalizaram US $ 670 milhões – quase 29% do total arrecadado no trimestre:

A startup de tecnologia de seguros Lemonade levantou US $ 300 milhões.
Monday.com, uma empresa de software no local de trabalho, arrecadou US $ 250 milhões.
A empresa de segurança cibernética Sentinel Labs arrecadou US $ 120 milhões.
As empresas que operam nos clusters de inteligência artificial, cibersegurança e big data atraíram mais investimentos do que nos últimos sete anos. Empresas focadas em IA levantaram US $ 1,509 bilhão, empresas envolvidas em segurança cibernética levantaram US $ 993 milhões e empresas do cluster de big data levantaram US $ 816 milhões. Outros principais fornecedores incluíram empresas de autotech (US $ 560 milhões), fintech (US $ 531 milhões) e IoT (US $ 432 milhões).

Os acordos de financiamento acima de US $ 20 milhões foram responsáveis pela participação do leão no total do financiamento no primeiro semestre, com 53 transações desse tipo totalizando US $ 2,78 bilhões. Os negócios acima de US $ 50 milhões também tiveram um crescimento significativo em comparação com o mesmo período de 2018, com US $ 1,7 bilhão em 15 transações no primeiro semestre de 2019, contra US $ 920 milhões em nove transações no primeiro semestre de 2018.

Os fundos de capital de risco desempenharam um papel fundamental em ambos os trimestres. Embora os negócios garantidos por capital de risco representassem apenas 148 dos 254 negócios totais, seu financiamento total chegou a US $ 3,158 bilhões no primeiro semestre.

Buscando capitalizar as proezas de Israel em inovação, os investidores estrangeiros intensificaram seus investimentos no segundo trimestre em comparação com os trimestres anteriores, investindo US $ 1,57 bilhão – ressaltando que, mesmo quando a alta tecnologia israelense sofre maturação, a cultura empreendedora do país e seu histórico de desenvolvimento de jogos continua atraindo investidores à procura da próxima grande novidade em tecnologia. Para ler o relatório completo, clique aqui.

fonte: Israel Trade and Investment Brazil / Pletz.com