Sabra Capital planeja fundo de investimento em empresas israelenses

Proposta foi anunciada nesta quarta-feira, durante evento que apresentou potencial de inovação israelense.

Rio de Janeiro —Gestora de Recursos que, atualmente, investe em ações de empresas listadas na Bovespa, a Sabra Capital planeja ampliar sua área de atuação em uma direção inovadora e ser a primeira administradora brasileira a investir em empresas israelenses em desenvolvimento. A proposta foi anunciada no dia 22 de julho(quarta-feira), durante o evento “Israeli Startups 2015: A Hight-Tech Look Into the Future”, organizado pela Sabra em parceria com a Câmara de Comércio Israel-Brasil com a finalidade de apresentar o ecossistema israelense de alta tecnologia – considerado o segundo maior polo de inovação mundial, atrás apenas do Vale do Silício, nos Estados Unidos.

Sócia e gestora da Sabra Capital, Fernanda Torós explica que o objetivo do fundo é oferecer aos investidores brasileiros uma diversificação de portfólio, ao mesmo tempo em que expõe o mercado local a novas tecnologias: “Nossa proposta é investir neste incrível ecossistema israelense, em empresas que estão florescendo e apresentando oportunidades muito boas, inclusive com saídas no mercado americano”. Ela também adiantou que os maiores investidores do fundo poderão eleger representantes no conselho consultivo: “As empresas poderão eleger pessoas para o advisory board e ter, muito rapidamente, acesso a um constante fluxo de informações sobre novas tecnologias e novidades que estejam em desenvolvimento em Israel”.

Os planos da Sabra são de selecionar empresas que já tenham produtos desenvolvidos e, com isso, ter o prazo de saída reduzido para algo entre quatro a oito anos. “Investir em companhias que já tenham produto, e até ajudá-las a entrar no mercado brasileiro e a crescer aqui, seria uma forma muito interessante de contribuirmos como smart money para essas empresas”, planeja Fernanda. A meta é fechar o primeiro grupo de investidores no segundo semestre deste ano e realizar os primeiros aportes a empresas israelenses já em 2016.

Conferência apresentou o efervescente mercado de tecnologia de Israel —Para dar uma mostra do potencial de inovação das companhias israelenses, a Sabra Capital organizou, em parceria com a Câmara de Comércio Israel-Brasil, o evento “Israeli Startups 2015: A Hight-Tech Look Into the Future”. A conferência apresentou onze empresas israelenses que já protagonizam revoluções de mercado em diversas regiões do mundo.

Uma delas foi a Pango, empresa que apresenta soluções em mobilidade urbana. O principal negócio da companhia é um aplicativo para pagamento eletrônico de estacionamentos, e que também localiza vagas disponíveis no destino de acordo com o perfil do condutor, potencializa a arrecadação de prefeituras com estacionamentos e exibe ofertas de empresas parceiras próximas à localização do motorista. Ao ter acesso ao perfil dos usuários, a empresa também disponibiliza às prefeituras um perfil dos motoristas que fazem uso dos estacionamentos, abrindo novas possibilidades em políticas públicas de mobilidade. A Pango já conta com uma atuação piloto em Curitiba (PR), que superou as expectativas de usuários e de incremento na arrecadação pública.

Outra empresa expositora foi a Consumer Physics, que desenvolveu o aparelho Scio. O gadget é um pequeno espectrômetro capaz de fazer a decomposição química de qualquer substância ou alimento. Assim, é extremante fácil ter informações como a composição de medicamentos ou propriedades de alimentos. As informações são armazenadas em uma base de dados disponível para consulta de pesquisadores e educadores. Além destas, WiseSec, BT9, Fourier Education, Mobileye, Missbeez, Caja, Hola, WorkCapital e Townflix foram apresentadas no evento.