Sem desculpa de ter esquecido a carteira! Aplicativo permite pagar a conta do restaurante pelo celular.

Nada pior do que terminar uma refeição e ter de esperar a conta. Pior ainda quando ela vem com algo errado e você precisa pedir para corrigir. Mas, com um novo aplicativo de celular, sair para comer fora não vai ser mais sinônimo de se estressar na hora de pagar. Chegando ao Brasil neste mês, o MyCheck promete agilizar a hora de ir embora e acabar com a desculpa de ter esquecido a carteira.

A ferramenta teve seu início há, aproximadamente, três anos, em Israel. O sucesso fez com que ela se expandisse para Estados Unidos, Inglaterra e, agora, Brasil. Por aqui, o foco inicial são os bares, lanchonetes e restaurantes, como explica o diretor administrativo do aplicativo no País, Sami Bin. Inicialmente, a operação começou em São Paulo e já está funcionando em um restaurante, o Via Castelli, em Higienópolis.

micheck 2

Ainda esta semana, outro restaurante da cidade vai aceitar a ferramenta como forma de pagamento. No sul, Porto Alegre foi a cidade escolhida para receber esta facilidade. A ação, no entanto, está sendo feita com calma e pretende estender sua gama de restaurantes aos poucos. Em São Paulo, serão, pelo menos, 15 restaurantes até outubro.

A escolha dos estabelecimentos foi feita de diversas formas e a aceitação foi quase de 98%. “Alguns lugares ficaram sabendo de nós pela internet ao procurar soluções para facilitar o trabalho deles e nos procuraram”, explica Sami. Já sobre o uso, ele acredita que é uma questão de tempo para ser bem aceito.

— As pessoas têm dificuldade com a mudança. É uma questão de cultura e hábito. A tendência é de que se faça teste, veja que realmente funciona. Depois de duas vezes usando, é comum criar um costume pelo simples fato de ser mais prático.

O Brasil foi escolhido pelo tamanho do mercado e também do número de smartphones no País. O tipo de culinária dos restaurantes que estão sendo escolhidos é bastante variado, mas tem como um foco um público mais jovem. Inicialmente, a ferramenta será usada em restaurantes na rua. Mas já há um aplicativo sendo programado para facilitar os pedidos de delivery e praças de alimentação.

O MyCheck possibilita que o usuário tenha acesso a toda a sua comanda e ainda permite a escolha de pagar toda a conta ou dividi-la igualmente entre outros usuários ou pessoas que vão pagar o seu consumo da forma tradicional. Para utilizar, basta baixar o aplicativo e cadastrar um cartão de crédito. Além de São Paulo e Porto Alegre, há interesses de expandir o uso da ferramenta no Rio de Janeiro e cidades do Nordeste brasileiro.

Fonte: R7