Sistema israelense de previsão de terremotos é colocado em uso em todo o mundo

Um sistema de previsão de terremotos inventado por uma empresa israelense será colocado em uso em vários países asiáticos e europeus, informou no domingo o site de tecnologia israelense Geektime.

O sistema, desenvolvido pela startup israelense SeismicAI, é baseado em inteligência artificial, aprendizado de máquina, algoritmos e hardware de sismólogos.

O SeismicAI, baseado na cidade costeira israelense de Tel Aviv, usa inteligência artificial que coleta dados de pequenos terremotos frequentes para prever os mais fortes.

A estação sísmica da empresa é construída a partir de sensores que podem detectar ondas de terremotos. O sistema verifica o solo 500 vezes por segundo e as informações são processadas em tempo real.

Quando terremotos são detectados, a estação envia um sinal para o sistema da empresa que alerta os centros de controle, e os cidadãos receberão mensagens de aviso em seus smartphones para se prepararem adequadamente.

O sistema também é capaz de ordenar o fechamento de gasodutos, turbinas de energia e plantas petroquímicas, bem como interromper o tráfego ferroviário.