Ultrassom portátil capaz de enviar imagem para nuvem ajuda nos diagnósticos em áreas de acidentes

A ultrassonografia é um dos exames livres de radiação mais comuns feito na atualidade. O procedimento ajuda médicos a avaliar de forma segura e a diagnosticar a condição das estruturas do corpo com base no padrão de ondas sonoras de alta frequência que emanam desses órgãos internos.

No entanto o procedimento deve ser realizado em clínicas e hospitais, utilizando uma sonda ligada a um dispositivo de ultrassom grande, pesado e caro. Os resultados são recolhidos por computador e interpretados por um radiologista, que envia o diagnóstico ao médico do paciente. As imagens são muito grandes para serem enviados para dispositivos eletrônicos, por isso os resultados não estão disponíveis imediatamente, impossibilitando a realização do procedimento em pessoas em áreas de desastres ou acidentes de carros.

Signal Acquisition Modeling and Processing Lab (SAMPL) da Faculdade de Engenharia Elétrica do Instituto de Tecnologia Technion-Israel está trabalhando para comercializar uma solução para este problema que se baseia em duas inovações.

Primeiramente, os membros do laboratório desenvolveram um programa que reduz a imagem na fase inicial da digitalização. Ele pode ser carregado para a nuvem ou para uma unidade de processamento remoto e transmitido imediatamente, sem prejudicar a qualidade da imagem.

Em segundo lugar, eles desenvolveram uma sonda que elimina a necessidade de grandes dispositivos de ultrassom atualmente utilizado na maioria das clínicas.

Prof. Yonina Eldar, que dirige o laboratório SAMPL, disse que tal sistema permitirá que as equipes médicas recolham e enviem as  imagens do ultrassom antes do paciente ser removido e rapidamente recebam  as instruções para o tratamento com base nas conclusões do diagnóstico.

O laboratório de Eldar é dedicado principalmente ao desenvolvimento de métodos inovadores de processamento de dados usando apenas uma pequena porção dos dados amostrados. Reduzir a quantidade de informações tem implicações positivas dramáticas: encurtando o tempo de aquisição e processamento de dados, miniaturizando os sistemas e acelerando a operação, reduzindo o consumo de energia e poupando dinheiro.

 Fonte: Israel 21