Sonda israelense está no caminho certo rumo à Lua

FOTO: ROSKOSMOS/SERGEI RYAZANSKY

A sonda israelense Beresheet foi lançado ao espaço com sucesso a bordo de um veículo lançador Falcon 9. Vale destacar que a criação israelense surgiu inicialmente com objetivo de participar do famoso concurso Google Lunar X Prize, que reunia aparelhos lunares de qualquer interessado para enviar o melhor ao satélite natural.

Tecnicamente falando, os engenheiros israelenses não criaram exatamente um aparelho designado para se mover na superfície da Lua, mas, sim, para saltar. Após o pouso, a sonda lunar saltará 500 metros enquanto fotografa o satélite natural para posterior envio das imagens para a humanidade.

Mesmo não tendo conseguido ganhar o concurso por falta de tempo e ter perdido o principal investidor da ideia — Google, SpaceIL conseguiu encontrar outros investidores e enviar a sonda ao espaço, onde passará cerca de dois meses e meio, afastando-se aos poucos da Terra.

Na terça-feira (19), a sonda israelense conduziu a quarta e última correção de curso, ligando os motores por aproximadamente um minuto, posicionando-se na órbita elíptica.

Há a esperança de a sonda alcançar a Lua no início de abril. O pouso será efetuado no Mar da Serenidade, e irá fazer pesquisas da sonda em solo lunar durante dois dias.

Se tudo correr como previsto, a sonda Beresheet será não só o primeiro aparelho espacial privado na Lua, mas também o primeiro a instalar um dispositivo científico não governamental, um detector de campo magnético que irá realizar primeiras mediações.