Start-Up Israelense lança “cama inteligente” que monitora o sono, permite dormir melhor e faz até café

A Start-Up Israelense EarlySense voltada para  sistemas inteligentes de próxima geração para monitoramento de pacientes, sem ao menos tocar os mesmos, lançou recentemente a “cama inteligente”, que registra os dados sobre a forma como um indivíduo está dormindo, quantas vezes ele se mexe e vira-se na cama, quantas vezes acorda e volta a dormir,  mede a respiração, os batimentos cardíacos e muito mais.

O monitor myEarlySense integra com outros sistemas inteligentes. Ele pode ligar aquecedores ou desligar quando o usuário está sob as cobertas, pode ligar a máquina de café automático e preparar uma xícara de café alguns minutos antes de o despertador tocar e desligar o alarme da casa quando o indivíduo sai da cama.

Enquanto monitores de sono são velhos conhecidos e não tem nada de novo, todos eles requerem uma conexão direta de alguma forma ao indivíduo, a fim de medir o seu sono e até então nenhum tinha sido capaz de transferir dados para um servidor de casa inteligente para uso em outros sistemas; o MyEarlySense vai sob o colchão, e está repleto de sensores que podem detectar todos os dados necessários para transformar um leito comum em uma sistema inteligente e integrado.

Em atividade desde 2004, a EarlySense desenvolveu um sistema que monitora os pacientes que estão doentes o suficiente para exigir um rastreamento contínuo, mas não estão dispostos ou não precisam ser conectados fisicamente em monitores e sensores. Projetado para uso em leitos ou mesmo em casa, o sistema usa sensores embutidos em uma almofada de colchão ou cadeira para monitorar batimentos cardíacos, taxa de respiração e movimentos.

Pensando na adaptação deste sistema ao mercado consumidor em geral,  a gigante coreana Samsung investiu US $ 10 milhões na EarlySense, para o desenvolvimento de  solução da Internet das coisas, que foi apresentado nos últimos dias durante a Feira IFA em Berlim, um dos mais importantes eventos do segmento de tecnologia.
“Com base no sucesso da nossa solução de monitoramento sem contato no ambiente hospitalar, a nossa tecnologia de núcleo pode ter um impacto semelhante para os consumidores em geral que querem informações-chave sobre o seu bem-estar geral”, disse Liat Tsoref, Vice Presidente & Gerente Geral da Unidade de Negócios de Saúde Digital da EarlySense. “MyEarlySense é o próximo passo lógico depois dos wearables(tecnologias vestíveis). Estamos orgulhosos de oferecer um dispositivo sem contato extremamente preciso para gerenciar padrões de bem-estar e o sono pessoal. Nossa solução pode beneficiar a todos em cuidar melhor de si e seus entes queridos.”

Para a Samsung, o investimento na EarlySense é sobre muito mais do que de saúde. Falando durante a Consumer Electronics Show, em Las Vegas no início de Janeiro, Yoon Boo-keun, chefe da unidade de produtos de consumo da Samsung Electronics, disse que a empresa estava planejando desenvolver de forma mais agressiva tecnologias para a Internet das coisas e durante seu discurso, a EarlySense foi citada especificamente como uma empresa que seria capaz de implantar  soluções inovadoras dentro do âmbito da Internet das coisas.

A Internet das Coisas, disse Yoon, “é uma fonte de potencial infinito que pode enriquecer os meios de subsistência, a forma de viver e proteger as pessoas de acordo com suas necessidades e situações, transformando ainda mais a sociedade e a economia.” Chamando a tecnologia da EarlySense de “revolucionária”, Yoon acrescentou que os os produtos da internet das coisas da Samsung “contribuirão para resolver as questões da humanidade, expandindo o alcance da conexão das casas e cidades para o mundo.

https://youtu.be/vZPRv6BAeJs

Fonte: Missão Econômica