Startup israelense cria teia de ilusões para enganar hackers

A startup israelense Illusive Networks afirmou que pode enganar hackers fazendo-os acreditar que encontraram uma maneira, que na verdade é falsa, de roubar dados.

A companhia, criada no ano passado, diz que algoritmos em seu software são capazes de detectar quando uma pessoa não está usando uma rede de maneira normal e sim em busca de informações como de cartões de crédito, por exemplo.

O software mira “ataques direcionados” ou “ameaças persistentes avançadas” – ataques eletrônicos que normalmente tentam acessar bancos de dados de cartões de crédito ou um servidor de arquivos com informações sensíveis sobre clientes.

Como um único cliente de um banco não tentaria obter essas informações, o software encoraja o hacker mostrando a ele, por exemplo, um caminho “rápido” até o banco de dados de cartões de créditos que na verdade é falso.

“Olhamos para as vulnerabilidades dos invasores. Eles são seres humanos, têm fraquezas, ficam muito gananciosos”, disse o presidente-executivo da Illusive, Shlomo Touboul.

As informações falsas são visíveis apenas para invasores tentando roubar informações. Elas são transparentes para usuários e equipes de segurança e não afetam o funcionamento normal de dispositivos, servidores e equipamentos de rede.

Fonte: R7.com