Startup israelense permite que deficientes controlem dispositivos inteligentes sem tocá-los.

Telas sensíveis ao toque têm mudado o modo como interagimos com a tecnologia, mas para um grande número de pessoas com deficiência, tais como aqueles que sofrem de paralisia, eles ainda são inacessíveis.

Sesame Enable é uma startup israelense, que tem como objetivo levar a tecnologia sem contato para dispositivos inteligentes, para dar às pessoas com deficiência a oportunidade de ler, jogar, pesquisar na web e fazer chamadas sem a necessidade de toque.

Oded Ben Dov, CEO da Sesame Enable, trabalhou durante muito tempo para tentar fazer com que os computadores entendessem o movimento e reconhecessem objetos. Depois de ser entrevistado em um programa de televisão, há dois anos, sobre um aplicativo de jogo que havia criado, Ben Dov recebeu uma chamada em seu telefone de um homem tetraplégico chamado Giora Livne. Livne, perguntou á Ben Dov se seria possível criar um smartphone que ele poderia usar, que não fosse necessário o uso de suas mãos.

“Fazer isso era um objetivo muito maior e mais significativo do que apenas fazer um jogo”, diz Ben Dov.

Ben Dov, juntamente com seu sócio nos jogos, um desenvolvedor estratégico e Livne, criaram Sesame Enable. Livne é responsável pela divulgação para a comunidade de deficientes, bem como doações e fundos.

O nome Sesame Enable refere-se à frase mágica “Abre-te Sésamo” na história de “Ali Baba” e sugere a abertura de novos mundos e oportunidades para as pessoas com deficiência, permitindo-lhes acessar portas que estavam fechadas para eles, diz Livne.

Mudando a página

ben Dov usando gergelim permitir 180x300 Startup israelense permite o controle de toque livre de dispositivos inteligentes para DeficientesA empresa Sesame Enable atualmente criou um aplicativo na App Store do Google, chamado de “Sesame Reader” (Sesame Leitor), que permiti aos usuários ler e folhear ebooks sem as mãos, com o simples movimento de sua cabeça.

O aplicativo Sesame Reader acompanha o seu rosto e permite que você vire as páginas com o movimento de sua cabeça: Mova-se para a direita e vire a página, mova-se para a esquerda e retorne a página anterior.

Ben Dov diz que sua tecnologia não se distrai com outras pessoas ou objetos no fundo, ele mantem o foco no rosto (independentemente do usuário ter barba ou usar óculos, ele acrescenta!).

“É para as pessoas que gostam de ler, mas sofreram um acidente e agora eles estão sentados em uma cadeira e não podem folhear as páginas”, diz Ben Dov. “Normalmente as pessoas têm contratado ajuda, mas não vão pedir-lhes para virar cada página que terminarem de ler.”

“Quando alguém usa o sistema pela primeira vez, demonstra entusiasmo. É uma expressão que diz ‘Olha, eu estou fazendo isso por conta própria.”

Abrindo novas páginas

aplicativo 180x300 Startup israelense Permite Touch Control livre de dispositivos inteligentes para DeficientesEmbora ainda em fase de protótipo, Sesame Enable está em processo de integração desta principal tecnologia em um telefone celular. O sistema operacional assume o controle de todo o seu telefone, proporcionando aos usuários a capacidade de controlá-lo apenas com o movimento de sua cabeça.

Para discar um número ou digitar em um teclado, os usuários devem calibrar seu rosto com o dispositivo rastreador. Um cursor, controlado através do movimento de sua cabeça, aparece na tela e você pode clicar em um botão colocando o cursor sobre o botão e segurando. A fim de não apertar o botão errado, uma caixa de confirmação aparece verificando se  pressiona-lo foi intencional.

A empresa Sesame Enable está esperançosa em relação a adoção de sua tecnologia por outros grupos. Através de seu kit de desenvolvimento de software (SDK), permite a qualquer desenvolvedor integrar o controle de “mãos livres” em qualquer aplicativo.

Ben Dov diz que a tecnologia poderia ser usada ao ler um livro em pé em um ônibus lotado, virando as páginas em seu livro de receitas durante o cozimento sem suja-lo ou virar a página em sua folha de música e sem ter que parar de jogar.

Dando um voz para aqueles que não podem falar

usando o dispositivo 214x300 Startup israelense permite o controle de toque livre de dispositivos inteligentes para DeficientesMas o objetivo principal da Sesame Enable continua a ser ajudar as pessoas com deficiência. “Onde quer que haja alguém que possa usá-lo, eu quero que ele chegue a essa pessoa porque ela realmente muda o seu mundo”, diz Oded.

As equipes dos centros de reabilitação às vezes pedem à Sesame Enable para personalizar aplicativos para seus pacientes. Por exemplo, estão trabalhando em um aplicativo de comunicação para alguém que não é mais capaz de utilizar a linguagem de sinais para se expressar, permitindo que ele use o movimento de sua cabeça para falar palavras e frases.

Garantir o financiamento

A empresa Sesame Enable recebeu recentemente uma doação de US $ 200.000 do Gabinete  do Cientista Chefe de Israel. Mas para Sesame Enable receber a concessão, eles devem encontrar um investimento correspondente a metade do subsídio ($ 100,000). Atualmente Sesame Enable está à procura de investidores privados para ajudá-los a financiar seus negócios.

Assista à demonstração do app Sesame Reader

Fonte: Nocamels.com